Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1439Palavras-chave:
Amazônia, Educação do Campo, Vivências de CorporeidadeResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar, a partir dos fundamentos da Corporeidade e Educação do Campo, os sentidos que os professores atribuem ao corpo na prática docente nos territórios rurais de Santarém, localizados na Amazônia Paraense. Metodologicamente, é um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica, organizado em duas etapas: pesquisa bibliográfica e de campo. Para a produção e análise dos dados, utilizou-se da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). Os desdobramentos teóricos imputam um diálogo entre Corporeidade e Educação do Campo, sustentando-se em autores que evocam sobre as temáticas. Os dados de campo centraram-se no discurso dos sujeitos, por meio do qual, constatou-se que eles compreendem o corpo em sua totalidade, com múltiplas possibilidades de saberes e interação social. Bem como, verificou-se que há vivências de corporeidade na prática docente com valorização dos saberes camponeses.
Downloads
Referências
CALDART, R. S. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, C. A. (Org.). Educação do Campo: campo-políticas públicas-educação. Brasília, DF: Incra: MDA. 2008. p. 67-86.
COUTO, H. R. F. A criança e as manifestações lúdicas de rua e suas relações com a educação física escolar. Piracicaba, 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.
FERNANDES, B.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo”. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 19-62.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.
FREIRE, J. B. De corpo e alma: o discurso da motricidade. São Paulo: Summus, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GERONE JUNIOR, A.; HAGE, S. A. M. Ser professor ribeirinho: os desafios que emergem da educação e da ação pedagógica em escolas ribeirinhas da Amazônia. In: ABREU, W. F.; OLIVEIRA, D. B.; SILVA, É. S. (Org.). Educação ribeirinha: saberes, vivencias e formação no campo. 2. ed. Belém: UFPA, 2013. p. 19-41.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. 15. ed. Campinas: Papirus, 2012.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2016: notas estatísticas. Brasília-DF: Inep, 2017.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Programa Se Liga. 2018. Disponível em: http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/instituto.html. Acesso em: 10 jan. 2018.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MINAYO, M. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2011.
MOREIRA, W. W. Do corpo à corporeidade na educação formal: mudança paradigmática. In: FABRIN, F. C. S.; NÓBREGA, M. L. S.; TODARO, M. Á. (Org.). Corpo e educação: desafios e possibilidades. Jundiaí: Paco, 2014. p. 149-166.
MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R.; PORTO, E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 13, n. 4, p. 107-114, 2005.
NÓBREGA, T. P. Corporeidade e Educação Física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2. ed. Natal: UFRN, 2005.
NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Física, 2010.
RIBEIRO, M. Educação Rural. In: CALDART, R. S. et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
SIANI, S. R.; CORREA, D. A.; CASAS, A. L. Fenomenologia, método fenomenológico e pesquisa empírica: o instigante universo da construção de conhecimento esquadrinhada na experiência de vida. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, v. 14, n. 1, p. 116-219, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rosenilma Branco Rodrigues, Hergos Ritor Fróes de Couto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.