Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1439

Palavras-chave:

Amazônia, Educação do Campo, Vivências de Corporeidade

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar, a partir dos fundamentos da Corporeidade e Educação do Campo, os sentidos que os professores atribuem ao corpo na prática docente nos territórios rurais de Santarém, localizados na Amazônia Paraense. Metodologicamente, é um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica, organizado em duas etapas: pesquisa bibliográfica e de campo. Para a produção e análise dos dados, utilizou-se da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). Os desdobramentos teóricos imputam um diálogo entre Corporeidade e Educação do Campo, sustentando-se em autores que evocam sobre as temáticas. Os dados de campo centraram-se no discurso dos sujeitos, por meio do qual, constatou-se que eles compreendem o corpo em sua totalidade, com múltiplas possibilidades de saberes e interação social. Bem como, verificou-se que há vivências de corporeidade na prática docente com valorização dos saberes camponeses.

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Biografia do Autor

Rosenilma Branco Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação, foi professora de Filosofia e Sociologia da Secretaria Estadual de Educação do Pará. Licenciada em Filosofia pela Faculdade Pan Americana (2012), Graduada em Turismo pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (2008), Curso de Aperfeiçoamento " A escola e a Cidade: politicas públicas  educacionais" pela Universidade Federal do Oeste do Pará, Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Oeste do Pará, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, prática pedagógica, prática docente, Corporeidade e Educação do Campo. É integrante do Grupo de Pesquisa Cognições e Práticas Formativas Educacionais em Espaços Escolares e Não-Escolares/UFOPA.

Hergos Ritor Fróes de Couto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação, professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Adjunto IV, atua principalmente nos campos de educação e corporeidade e educação e esporte. Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009), Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2004), Bacharelado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas SantAnna e São Paulo (1995), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012). Pós-doutor em Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto/Portugal (2016). Com ampla experiência no ensino, atualmente, ministra disciplinas pedagógicas dos cursos de graduação e integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Tem experiência na área da Educação Escolar e Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: educação física escolar, corporeidade, esporte e manifestações lúdicas. Em 2016 concluiu pós-doutorado em Desporto, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal, desenvolvendo pesquisa na temática que envolve a conciliação da formação desportiva com a formação escolar de jovens jogadores de futebol das categorias de base do Futebol Clube do Porto.

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

RODRIGUES, R. B.; COUTO, H. R. F. de. Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 113–131, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1439. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1439. Acesso em: 22 dez. 2024.