Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1439Palavras-chave:
Amazônia, Educação do Campo, Vivências de CorporeidadeResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar, a partir dos fundamentos da Corporeidade e Educação do Campo, os sentidos que os professores atribuem ao corpo na prática docente nos territórios rurais de Santarém, localizados na Amazônia Paraense. Metodologicamente, é um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica, organizado em duas etapas: pesquisa bibliográfica e de campo. Para a produção e análise dos dados, utilizou-se da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). Os desdobramentos teóricos imputam um diálogo entre Corporeidade e Educação do Campo, sustentando-se em autores que evocam sobre as temáticas. Os dados de campo centraram-se no discurso dos sujeitos, por meio do qual, constatou-se que eles compreendem o corpo em sua totalidade, com múltiplas possibilidades de saberes e interação social. Bem como, verificou-se que há vivências de corporeidade na prática docente com valorização dos saberes camponeses.
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