Programa Melhoria da Educação na rede municipal de Parauapebas/PA: implicações para a gestão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14346

Palavras-chave:

Programa Melhoria da Educação, Parceria Público Privada, Gestão educacional

Resumo

O artigo analisa o Programa Melhoria da Educação, promovido pela Fundação Itaú Social, e sua implementação na rede municipal de ensino de Parauapebas, Pará, Brasil. A pesquisa busca compreender as implicações do Programa na gestão educacional da rede municipal. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica e análise dos principais documentos elaborados pela Fundação Itaú Social durante o processo de implementação. O embasamento teórico fundamenta-se, principalmente, nos estudos de Adrião (2018), Freitas (2018) e Peroni e Caetano (2015), que discutem as parcerias público-privadas na gestão educacional. O estudo conclui que o Programa influenciou a gestão ao introduzir referenciais do setor privado como estratégias para melhorar os resultados educacionais e implementar um modelo gerencial.

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Biografia do Autor

Cristina da Silva Barros, Universidade Federal do Pará

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da UFPA. Campus Universitário do Baixo Tocantins/Cametá (UFPA/CUTINS). Pedagoga e especialista em Gestão e Planejamento da Educação pela UFPA. Docente na Educação Básica pela Prefeitura Municipal de Parauapebas/PA.

Ariel Feldman , Universidade Federal do Pará

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no curso de licenciatura em História e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Investiga políticas educacionais no âmbito municipal.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

BARROS, C. da S.; FELDMAN , A. Programa Melhoria da Educação na rede municipal de Parauapebas/PA: implicações para a gestão educacional. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14346, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14346. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14346. Acesso em: 22 jan. 2025.