Oportunidades das plataformas digitais de aprendizagem para aumentar a motivação dos alunos no desenvolvimento do conhecimento do idioma e das competências de fala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14252

Palavras-chave:

Comunicação Acadêmica em Língua Estrangeira, Motivação, Plataformas de Aprendizado Digital, Moodle, Inglês

Resumo

Atualmente, é dada especial atenção à busca por novos métodos de ensino de línguas estrangeiras que forneçam alta proficiência em uma língua estrangeira para fins profissionais. Uma maneira eficaz de atingir esse objetivo é o uso de plataformas digitais, que aumentam a motivação no estudo de uma língua estrangeira para a comunicação científica. Este estudo investiga a influência das plataformas digitais na motivação para a comunicação acadêmica em língua estrangeira entre alunos de especialidades técnicas. O experimento pedagógico conduzido demonstrou uma melhora significativa na motivação no grupo experimental em comparação ao grupo de controle. Especificamente, os alunos do grupo experimental exibiram um aumento de 10,4% nos altos níveis de motivação pós-experimento em comparação ao aumento de 2,2% do grupo de controle. Essas descobertas destacam a eficácia da plataforma Moodle em aprimorar as habilidades de comunicação acadêmica em língua estrangeira dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilyоs Abdullayev, Urgench State University, Urgench, Uzbekistan

Doutor em Ciências Econômicas. Atualmente, é reitor da Faculdade de Ciências Sociais e Econômicas da Universidade Estadual de Urgench, Uzbequistão.

Natalya Yakushkina, Moscow Polytechnic University, Moscow, Russia

Professor associado da Universidade Politécnica de Moscou, especializado em comunicação acadêmica em língua estrangeira para estudantes de ciências humanas.

Elvir Akhmetshin, Kazan Federal University, Kazan, Russia; Khorezm University of Economics, Urgench, Uzbekistan

Professor associado com dupla afiliação na Universidade Federal de Kazan e na Universidade de Economia de Khorezm.

Lenar Zainullin, Kazan Law Institute of the Ministry of Internal Affairs of Russia, Kazan, Russia

Professor sênior do Instituto de Direito de Kazan, com foco no papel da comunicação em inglês e em língua estrangeira na educação jurídica.

Artemiy Kozachek, Tambov State Technical University, Tambov, Russia

Chefe do Departamento de Gestão da Natureza e Proteção Ambiental da Universidade Técnica Estadual de Tambov, com foco na integração de plataformas de aprendizado digital à educação ambiental.

Referências

ABDUVAKHIDOV, A. M.; MANNAPOVA, E. T.; AKHMETSHIN, E. M. Digital development of education and universities: Global challenges of the digital economy. International Journal of Instruction, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 743-760, 2021. DOI: https://doi.org/10.29333/IJI.2021.14145A. DOI: https://doi.org/10.29333/iji.2021.14145a

AKHMETSHIN, E. M.; VASILEV, V. L.; KOZACHEK, A. V.; MESHKOVA, G. V.; ALEXANDROVA, T. N. Analysis of peculiarities of using digital technologies in the university professional training content. International Journal of Emerging Technologies in Learning, [S.l.], v. 16, n. 20, p. 101-118, 2021. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v16i20.24245. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v16i20.24245

ARNÓ-MACÍA, E. The role of technology in teaching languages for specific purposes. The Modern Language Journal, [S.l.], v. 96, n. 1, p. 89-104, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2012.01299.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2012.01299.x

AZIYEV, A.; SHALGYNBAYEVA, K.; AITYSHEVA, A.; ALPYSSOV, A. Impact of psychological training on the development of professionally important qualities of an educational psychologist. European Journal of Contemporary Education, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 5-13, 2024. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2024.1.5. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2024.1.5

BJÖRKMAN, B. English as a lingua franca in higher education: Implications for EAP. Ibérica, [S.l.], v. 22, p. 79-100, 2011.

CAI, H. E-learning and English teaching. IERI Procedia, [S.l.], v. 2, p. 841-846, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ieri.2012.06.180. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ieri.2012.06.180

CHENG, S.-C.; HWANG, W. Y.; WU, S. Y.; SHADIEV, R.; XIE, C. H. A mobile device and online system with contextual familiarity and its effects on English learning on campus. Educational Technology & Society, [S.l.], v. 13, n. 3, p. 93-109, 2010.

COGO, A. English as a Lingua Franca: Concepts, use and implications. English Language Teaching Journal, [S.l.], v. 66, n. 1, p. 97-105, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/elt/ccr069. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccr069

DENISOVA, D.; STRANDSTREM, E.; AKHMETSHIN, E.; NIKOLENKO, D. Efficiency of various forms of simulation training in the training of medical professionals. European Journal of Contemporary Education, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 788-796, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.13187/ejced.2023.3.788. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2023.3.788

FERREIRA, G. A.; BONFIM, M. N. B. Pedagogical relationship in the university environment: social representations capturedAbstract. Educação & Formação, v. 9, p. e12711, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v9.e12711. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12711

GAPSALAMOV, A. R.; AKHMETSHIN, E. M.; SHARIPOV, R. R.; VASILEV, V. L.; BOCHKAREVA, T. N. Approaches to information security in educational processes in the context of digitalization. TEM Journal, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 708-715, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18421/TEM92-38. DOI: https://doi.org/10.18421/TEM92-38

JENKINS, J. English as a Lingua Franca in the international university: The politics of academic English language policy. London: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203798157

KASKATAEVA, Z. A.; OMAROVA, G. N.; SMAGULOVA, G. T. Uchebnaia motivatsiia kak faktor obucheniia professionalno orientirovannomu inostrannomu iazyku [Learning motivation as a factor in studying a foreign language for professional purposes]. In: ZHETPISBAYEVA, B. A. Iazykovoe obrazovanie v usloviiakh sotsiokulturnoi transformatsii sovremennogo obshchestva. Materials of the international scientific forum. Karaganda: RSE "Karaganda State University named after E.A. Buketov", 2016. p. 216-218.

KINDRIA, N. A. Ispolzovanie multimediinykh sredstv v obuchenii studentov angliiskomu iazyku v neiazykovom vuze [The use of multimedia in teaching English to students in a non-linguistic university]. Pedagogical Journal, [S.l.], v. 12, n. 6A, part II, p. 701-708, 2022.

LAZAREVA, Z. R. Voprosy motivatsii studentov v tekhnicheskom vuze pri prepodavanii angliiskogo iazyka [Issues of student motivation in teaching English at technical universities]. In: Mirovaia nauka i obrazovanie v usloviiakh sovremennogo obshchestva. Collected proceedings of the International scientific and practical conference: In 4 parts. Part 3. Lyubertsy: "AR-Konsalt" LLC, 2014. p. 156-158.

OVEZOVA, U. A.; VAGNER, M. N. L. Problema vnedreniia innovatsionnykh tekhnologii obucheniia v obrazovatelnyi protsess vuza [The problem of introducing innovative technologies of training in the educational process of the higher education]. Modern Science: Actual problems of theory and practice. Series: Humanities, [S.l.], n. 3, p. 70-74, 2017.

RYMANOVA, I. E. Ispolzovanie sredy Moodle dlia obucheniia professionalnomu inostrannomu iazyku studentov tekhnicheskogo vuza [Use of environment moodle for professional foreign language teaching technical higher education establishment students]. Philology. Theory & Practice, [S.l.], v. 11, v. 29, part. 2, p. 164-167, 2013.

SAFONOVA, V. V. Akademicheskoe mezhkulturnoe obshchenie na angliiskom iazyke: Aktualnye problemy konstruirovaniia otsenochnogo materiala [Academic intercultural communication in English: Crucial issues in designing assessment tools]. Language and Culture, [S.l.], v. 58, p. 261-291, 2022. DOI: https://doi.org/10.17223/19996195/58/15

SALCEDO, C. S. Comparative analysis of learning outcomes in face-to-face foreign language classes vs. language lab and online. Journal of College Teaching & Learning, v. 7, n. 2, p. 43-54, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.19030/tlc.v7i2.88. DOI: https://doi.org/10.19030/tlc.v7i2.88

SOLOVEVA, I. V. Angliiskii iazyk v vuze – K voprosu o motivatsii studentov [English at the university – On the issue of student motivation]. Aktualnye problemy gumanitarnykh i estestvennykh nauk, [S.l.], n. 10, p. 279-283, 2010.

ZAMOTINA, E. I.; KREKHTUNOVA, E. V. Motivatsiia studentov neiazykovykh vuzov k izucheniiu angliiskogo iazyka [Motivation to study English in non-linguistic university students]. Novaia nauka: Problemy i perspektivy, [S.l.], v. 3, n. 3, p. 41-43, 2015.

Publicado

2024-12-26

Como Citar

ABDULLAYEV, I.; YAKUSHKINA, N.; AKHMETSHIN, E.; ZAINULLIN, L.; KOZACHEK, A. Oportunidades das plataformas digitais de aprendizagem para aumentar a motivação dos alunos no desenvolvimento do conhecimento do idioma e das competências de fala. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14252, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14252. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14252. Acesso em: 22 jan. 2025.