Oportunidades das plataformas digitais de aprendizagem para aumentar a motivação dos alunos no desenvolvimento do conhecimento do idioma e das competências de fala
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14252Palavras-chave:
Comunicação Acadêmica em Língua Estrangeira, Motivação, Plataformas de Aprendizado Digital, Moodle, InglêsResumo
Atualmente, é dada especial atenção à busca por novos métodos de ensino de línguas estrangeiras que forneçam alta proficiência em uma língua estrangeira para fins profissionais. Uma maneira eficaz de atingir esse objetivo é o uso de plataformas digitais, que aumentam a motivação no estudo de uma língua estrangeira para a comunicação científica. Este estudo investiga a influência das plataformas digitais na motivação para a comunicação acadêmica em língua estrangeira entre alunos de especialidades técnicas. O experimento pedagógico conduzido demonstrou uma melhora significativa na motivação no grupo experimental em comparação ao grupo de controle. Especificamente, os alunos do grupo experimental exibiram um aumento de 10,4% nos altos níveis de motivação pós-experimento em comparação ao aumento de 2,2% do grupo de controle. Essas descobertas destacam a eficácia da plataforma Moodle em aprimorar as habilidades de comunicação acadêmica em língua estrangeira dos alunos.
Downloads
Referências
ABDUVAKHIDOV, A. M.; MANNAPOVA, E. T.; AKHMETSHIN, E. M. Digital development of education and universities: Global challenges of the digital economy. International Journal of Instruction, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 743-760, 2021. DOI: https://doi.org/10.29333/IJI.2021.14145A. DOI: https://doi.org/10.29333/iji.2021.14145a
AKHMETSHIN, E. M.; VASILEV, V. L.; KOZACHEK, A. V.; MESHKOVA, G. V.; ALEXANDROVA, T. N. Analysis of peculiarities of using digital technologies in the university professional training content. International Journal of Emerging Technologies in Learning, [S.l.], v. 16, n. 20, p. 101-118, 2021. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v16i20.24245. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v16i20.24245
ARNÓ-MACÍA, E. The role of technology in teaching languages for specific purposes. The Modern Language Journal, [S.l.], v. 96, n. 1, p. 89-104, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2012.01299.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2012.01299.x
AZIYEV, A.; SHALGYNBAYEVA, K.; AITYSHEVA, A.; ALPYSSOV, A. Impact of psychological training on the development of professionally important qualities of an educational psychologist. European Journal of Contemporary Education, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 5-13, 2024. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2024.1.5. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2024.1.5
BJÖRKMAN, B. English as a lingua franca in higher education: Implications for EAP. Ibérica, [S.l.], v. 22, p. 79-100, 2011.
CAI, H. E-learning and English teaching. IERI Procedia, [S.l.], v. 2, p. 841-846, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ieri.2012.06.180. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ieri.2012.06.180
CHENG, S.-C.; HWANG, W. Y.; WU, S. Y.; SHADIEV, R.; XIE, C. H. A mobile device and online system with contextual familiarity and its effects on English learning on campus. Educational Technology & Society, [S.l.], v. 13, n. 3, p. 93-109, 2010.
COGO, A. English as a Lingua Franca: Concepts, use and implications. English Language Teaching Journal, [S.l.], v. 66, n. 1, p. 97-105, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/elt/ccr069. DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccr069
DENISOVA, D.; STRANDSTREM, E.; AKHMETSHIN, E.; NIKOLENKO, D. Efficiency of various forms of simulation training in the training of medical professionals. European Journal of Contemporary Education, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 788-796, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.13187/ejced.2023.3.788. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2023.3.788
FERREIRA, G. A.; BONFIM, M. N. B. Pedagogical relationship in the university environment: social representations capturedAbstract. Educação & Formação, v. 9, p. e12711, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v9.e12711. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12711
GAPSALAMOV, A. R.; AKHMETSHIN, E. M.; SHARIPOV, R. R.; VASILEV, V. L.; BOCHKAREVA, T. N. Approaches to information security in educational processes in the context of digitalization. TEM Journal, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 708-715, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18421/TEM92-38. DOI: https://doi.org/10.18421/TEM92-38
JENKINS, J. English as a Lingua Franca in the international university: The politics of academic English language policy. London: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203798157
KASKATAEVA, Z. A.; OMAROVA, G. N.; SMAGULOVA, G. T. Uchebnaia motivatsiia kak faktor obucheniia professionalno orientirovannomu inostrannomu iazyku [Learning motivation as a factor in studying a foreign language for professional purposes]. In: ZHETPISBAYEVA, B. A. Iazykovoe obrazovanie v usloviiakh sotsiokulturnoi transformatsii sovremennogo obshchestva. Materials of the international scientific forum. Karaganda: RSE "Karaganda State University named after E.A. Buketov", 2016. p. 216-218.
KINDRIA, N. A. Ispolzovanie multimediinykh sredstv v obuchenii studentov angliiskomu iazyku v neiazykovom vuze [The use of multimedia in teaching English to students in a non-linguistic university]. Pedagogical Journal, [S.l.], v. 12, n. 6A, part II, p. 701-708, 2022.
LAZAREVA, Z. R. Voprosy motivatsii studentov v tekhnicheskom vuze pri prepodavanii angliiskogo iazyka [Issues of student motivation in teaching English at technical universities]. In: Mirovaia nauka i obrazovanie v usloviiakh sovremennogo obshchestva. Collected proceedings of the International scientific and practical conference: In 4 parts. Part 3. Lyubertsy: "AR-Konsalt" LLC, 2014. p. 156-158.
OVEZOVA, U. A.; VAGNER, M. N. L. Problema vnedreniia innovatsionnykh tekhnologii obucheniia v obrazovatelnyi protsess vuza [The problem of introducing innovative technologies of training in the educational process of the higher education]. Modern Science: Actual problems of theory and practice. Series: Humanities, [S.l.], n. 3, p. 70-74, 2017.
RYMANOVA, I. E. Ispolzovanie sredy Moodle dlia obucheniia professionalnomu inostrannomu iazyku studentov tekhnicheskogo vuza [Use of environment moodle for professional foreign language teaching technical higher education establishment students]. Philology. Theory & Practice, [S.l.], v. 11, v. 29, part. 2, p. 164-167, 2013.
SAFONOVA, V. V. Akademicheskoe mezhkulturnoe obshchenie na angliiskom iazyke: Aktualnye problemy konstruirovaniia otsenochnogo materiala [Academic intercultural communication in English: Crucial issues in designing assessment tools]. Language and Culture, [S.l.], v. 58, p. 261-291, 2022. DOI: https://doi.org/10.17223/19996195/58/15
SALCEDO, C. S. Comparative analysis of learning outcomes in face-to-face foreign language classes vs. language lab and online. Journal of College Teaching & Learning, v. 7, n. 2, p. 43-54, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.19030/tlc.v7i2.88. DOI: https://doi.org/10.19030/tlc.v7i2.88
SOLOVEVA, I. V. Angliiskii iazyk v vuze – K voprosu o motivatsii studentov [English at the university – On the issue of student motivation]. Aktualnye problemy gumanitarnykh i estestvennykh nauk, [S.l.], n. 10, p. 279-283, 2010.
ZAMOTINA, E. I.; KREKHTUNOVA, E. V. Motivatsiia studentov neiazykovykh vuzov k izucheniiu angliiskogo iazyka [Motivation to study English in non-linguistic university students]. Novaia nauka: Problemy i perspektivy, [S.l.], v. 3, n. 3, p. 41-43, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ilyоs Abdullayev, Natalya Yakushkina, Elvir Akhmetshin, Lenar Zainullin, Artemiy Kozachek
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.