A filosofia da tecnologia na formação de engenheiros

algumas ideias sobre a experiência de cuba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.1425

Palavras-chave:

Filosofía, Ingenierías, Formación

Resumo

A tecnologia está avançando rapidamente e impacta na maneira de abordar a relação entre o ser humano e o mundo, o significado de nossas vidas, o conhecimento da realidade e a governabilidade social. Assim, a tecnologia tornou-se um assunto que não apenas surge nos diferentes ramos da filosofia, mas suscita ainda um tratamento especializado nos limites do que é conhecido como Filosofia da Tecnologia. Há um grande consenso de que este assunto deve ser levado a sério por aqueles que têm a ver com o desenvolvimento tecnológico e suas aplicações, especialmente engenheiros, e aqueles envolvidos em sua formação e educação. O presente trabalho aborda a introdução de temas de Filosofia da Tecnologia nos cursos de Engenharia em Cuba, levando em conta sua demanda social, base epistemológica, assim como os cenários e estratégias de seu ensino e aprendizagem. Como base empírica, foram utilizados os currículos e planos de carreiras de engenharia, e realizou-se uma sistematização das experiências docentes dos autores como professores em cursos de engenharia. Concluímos que a experiência cubana nesta questão está relacionada ao seu contexto educacional e social.

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Biografia do Autor

Adolfo Ramos Lamar, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina. Consultor ad-hoc de publicações periódicas e agências de fomento. É Pesquisador do Grupo Educogitans da FURB, Observatório de Estudos Comparativos em Educação (OIECE), Grupo Paideia e Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Comunidades Sustentáveis do Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UESC.  

Eduardo Francisco Freyre Roach, Universidade Agrária de Havana

Professor Titular da Universidade Agrária de Havana (UNAH). Professor dois Mestrados em Ensino Superior, em Agroecologia, em Extensão Agrária e Doutores em Desenvolvimento Agrário e Rural. Ministrou cursos em universidades do Brasil, México, Equador e Bolívia.

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

LAMAR, A. R.; ROACH, E. F. F. A filosofia da tecnologia na formação de engenheiros: algumas ideias sobre a experiência de cuba. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 12, p. 3–20, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i12.1425. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1425. Acesso em: 7 dez. 2024.