Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.2005Palavras-chave:
Teatro, Diálogo, Ensino de Ciências, Contextualização, Paulo FreireResumo
O presente artigo investiga o teatro como metodologia pedagógica a ser trabalhada no ambiente escolar, como forma de facilitar a apreensão pelos alunos de conceitos científicos no processo de ensino-aprendizagem. Pretendeu-se trabalhar a dinâmica teatral através de práticas desenvolvidas com base no diálogo freireano, pedagogia comprometida com a emancipação. O projeto foi realizado na Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz, em Sorocaba, São Paulo. Além dos referenciais teóricos de Freire, a obra de Augusto Boal foi adotada como diretriz para desenvolver e analisar as possibilidades de implementar uma prática teatral emancipatória no processo de ensino-aprendizagem em ensino de Ciências da Natureza, utilizando como categoria de análise o diálogo dialético, que envolve processos de problematização e de contextualização, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma prática crítica e humanizadora. Os resultados apontam novas possibilidades de trabalhar educação e teatro, que objetivam um possível enraizamento da prática teatral no desenvolvimento de um currículo crítico no âmbito da educação básica.
Downloads
Referências
BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.
FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
JAPIASSU, R. A linguagem teatral na escola: pesquisa, docência e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2007.
KOUDELA, I. D.; SANTANA, A. P. Abordagens metodológicas do teatro na educação. In: CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DE ARTE-EDUCADORES DO BRASIL, 15., 2004, São Luís. Mesa-Redonda... São Luís, 2005.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, D. R. Teatro e educação (Resenha do livro A linguagem teatral na escola, de Ricardo Japiassu). Vertentes, São João del-Rei, v. 19, p. 207-211, 2011.
PINTO, A. S. Prática teatral dialógica de inspiração freireana: uma experiência na escola, com jovens e adultos. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
VESTENA, R. F.; PRETTO, V. O teatro no ensino de Ciências: uma alternativa metodológica na formação docente para os anos iniciais. Vidya, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 9-20, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Mariana Gonçalves Felippe, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.