Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.2005

Palavras-chave:

Teatro, Diálogo, Ensino de Ciências, Contextualização, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo investiga o teatro como metodologia pedagógica a ser trabalhada no ambiente escolar, como forma de facilitar a apreensão pelos alunos de conceitos científicos no processo de ensino-aprendizagem. Pretendeu-se trabalhar a dinâmica teatral através de práticas desenvolvidas com base no diálogo freireano, pedagogia comprometida com a emancipação. O projeto foi realizado na Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz, em Sorocaba, São Paulo. Além dos referenciais teóricos de Freire, a obra de Augusto Boal foi adotada como diretriz para desenvolver e analisar as possibilidades de implementar uma prática teatral emancipatória no processo de ensino-aprendizagem em ensino de Ciências da Natureza, utilizando como categoria de análise o diálogo dialético, que envolve processos de problematização e de contextualização, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma prática crítica e humanizadora. Os resultados apontam novas possibilidades de trabalhar educação e teatro, que objetivam um possível enraizamento da prática teatral no desenvolvimento de um currículo crítico no âmbito da educação básica.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

FELIPPE, M. G.; SILVA, A. F. G. da. Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. 147–163, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i5.2005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141. Acesso em: 20 nov. 2024.