Ressignificações sobre a docência a partir dos saberes da Psicologia Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14088

Palavras-chave:

Formação de professores, Psicologia Educacional, Pesquisa-formação, Docência Assistida

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as repercussões do ensino de Psicologia Educacional no processo de tornar-se professor em cursos de formação inicial de professores. Para isso, foram realizados grupos reflexivos, baseados nos princípios da pesquisa-formação propostos por Longarezi e Silva (2013), em turmas de Psicologia Educacional dos cursos de Letras - Língua Portuguesa e Pedagogia, mediante a experiência da pesquisadora no âmbito da Docência Assistida. Os construtos desta pesquisa são oriundos dos estudos de Bzuneck (1999), Checchia (2015) e Tibúrcio (2022). Os resultados revelaram que as reflexões sobre a docência dos estudantes de licenciatura estão intimamente relacionadas às suas experiências e histórias pessoais, as quais foram ampliadas pelo contato com os saberes da história da Psicologia Educacional e pelas dimensões afetiva e estética no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a Psicologia Educacional contribui para a construção de saberes que permitam compreendê-la em sua dimensão profissional e transformadora. 

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Biografia do Autor

Nadiane Maria da Silva Tibúrcio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN). Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicologia (UFBA). Mestra em Psicologia Social (PUC/SP) e graduada em Psicologia (UFRN). Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

TIBÚRCIO, N. M. da S.; RIBEIRO, C. T. Ressignificações sobre a docência a partir dos saberes da Psicologia Educacional. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14088, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14088. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14088. Acesso em: 26 dez. 2024.