Ressignificações sobre a docência a partir dos saberes da Psicologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14088Palavras-chave:
Formação de professores, Psicologia Educacional, Pesquisa-formação, Docência AssistidaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as repercussões do ensino de Psicologia Educacional no processo de tornar-se professor em cursos de formação inicial de professores. Para isso, foram realizados grupos reflexivos, baseados nos princípios da pesquisa-formação propostos por Longarezi e Silva (2013), em turmas de Psicologia Educacional dos cursos de Letras - Língua Portuguesa e Pedagogia, mediante a experiência da pesquisadora no âmbito da Docência Assistida. Os construtos desta pesquisa são oriundos dos estudos de Bzuneck (1999), Checchia (2015) e Tibúrcio (2022). Os resultados revelaram que as reflexões sobre a docência dos estudantes de licenciatura estão intimamente relacionadas às suas experiências e histórias pessoais, as quais foram ampliadas pelo contato com os saberes da história da Psicologia Educacional e pelas dimensões afetiva e estética no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a Psicologia Educacional contribui para a construção de saberes que permitam compreendê-la em sua dimensão profissional e transformadora.
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