Memes da internet

perspectivas para a sala de aula no contexto das culturas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.1385

Palavras-chave:

Memes da Internet, Perspectivas para a sala de aula, Cultura Digital

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões acerca da adoção de memes da internet como possibilidades para o ensino no contexto das culturas digitais. No Brasil, milhões de pessoas interagem em redes sociais, diariamente, por meio da edição, compartilhamento, leitura e reações a uma grande variedade de textos gráficos, vídeos, fotos e canções que refletem as nossas relações cotidianas. Este estudo está baseado na perspectiva dos multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000, 2008; LANKSHEAR e KNOBEL, 2007; LEMKE, 2009; MENEZES DE SOUZA, 2011), bem como nos estudos sobre os memes realizados por Dawkins (1976), Shifman (2013, 2014), Shifman et al (2016), Chagas (2017, 2018) e Glaveanu (2018). As sugestões de ensino baseiam-se nas categorias de análise de memes; na remixagem de memes existentes para explorar os discursos de ideologias dominantes, aspectos de raça, idade, gênero e classe social; e a leitura e escrita de memes políticos, que operam como instrumentos de persuasão.

Downloads


Biografia do Autor

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP

Referências

BENAIM, M. From symbolic values to symbolic innovation: Internet-memes and innovation. Research Policy, v. 48. n. 1, p. 901-910, 2018.

BOA SORTE, P. Remixes e expressão escrita em língua inglesa. In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J.; MONTE MÓR, W. (Org.). Letramentos em prática na formação inicial de professors de inglês. Campinas: Pontes, 2018. p. 279-291.

BURWELL, C. The pedagogical potential of video remix: critical conversations about culture, creativity and copyright. Journal of Adolescent & Adult Literacy, Newark, v. 57, n. 3, p. 205-213, 2013.

BUZATO, M. K. Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 4, p. 781-809, 2013.

BUZATO, M. K. et al. Remix, mashups, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 4, p. 1191-1221, 2013.

CALIXTO, D. Memes na internet: a “zoeira” e os novos processos constituidores de sentido entre estudantes. Revista Tecnologias na Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 1-13, 2018.

CASTELLS, M. Communication power. New York: Oxford, 2010.

CHAGAS, V. A febre dos memes de política. Famecos: Mídia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 1-26, 2018.

CHAGAS, V. A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014. Intexto, Porto Alegre, v. 38, p. 173-196, 2017.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Language education and multiliteracies. In: MAY, S.; HORNENBERGER, N. H. (Org.). Encyclopedia of language and education. Springer: Heidelberg, 2008. p. 195-211.

DAWKINS, R. The selfish gene. Londres: OUP, 1976.

DÍAZ, C. M. C. Defining and characterizing the concept of Internet Meme. Revista CES Psicología, Medellín, v. 6, n. 1, p. 82-104, 2013.

EQUIPE DO MUSEU DE MEMES. #MuseuDeMemes. Página inicial. Disponível em: <https://www.museudememes.com.br>. Acesso em: 26 out. 2018.

GAL, N.; SHIFMAN, L.; KAMPH, Z. “It gets better”: internet memes and the construction of collective identity. New Media and Society, v. 18, n. 8, p. 1698-1714, 2016.

GLAVEANU, V. P.; SAINT-LAURENT, C.; LITERAT, I. Making sense of refugees online: perspective taking, political imagination, and internet memes. American Behavioral Scientist, v. 62, n. 4, p. 440-457, 2018.

JENKINS, H. Convergence culture: where old and new media collide. New York: New York University, 2006.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Remix, literacy and creativity: an analytic review of the research literature. Literacy Research Association Conference Symposium, v. 4, p. 1-18, 2015.

KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. Remix: the art and craft of endless hybridization. Journal of Adolescent & Adult Literacy, Newark, v. 52, n. 1, p. 22-34, 2007.

LEMKE, J. Multimodal genres and transmedia traversals: social semiotics and the political economy of the sign. Semiotica, Berlin, v. 173, p. 283-297, 2009.

LUKE, A. Critical literacy in Australia: a matter of context and standpoint. Journal of Adolescent & Adult Literacy, Newark, v. 43, n. 5, p. 448-461, 2000.

MACHI, L.; McEVOY B. The literature review. California: Corwin, 2009.

MACIEL, R. F.; TAKAKI, N. Novos letramentos pelos memes: muito além do ensino de línguas. In: JESUS, D. M.; MACIEL, R. F. (Org.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Campinas: Pontes, 2015. p. 53-82.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J.; HALU, R. C. (Org.). Formação “desformatada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes, 2011. p. 279-304.

RECUERO, R. C. Memes em weblogs: proposta de taxonomia. 2011. Disponível em: <http://www.andredeak.com.br/pdf/recuero_memes.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2019.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-32.

SHIFMAN, L. Memes in a digital culture. Cambridge: The MIT, 2014.

SHIFMAN, L. Memes in a digital world: reconciling with a conceptual troublemaker. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 18, p. 362-377, 2013.

STEIN, L. It’s contagious: Twitter and the palimpsest of authorship. 2009. Disponível em: <https://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=it’s+contagious:+twitter+and+the+palimpsest+of+authorship&ie=utf-8&oe=utf-8>. Acesso em: 8 jul. 2019.

TOSENBERGER, C. Homosexuality at the online Hogwarts: Harry Potter slash fanfiction. Children’s Literature, v. 36, n. 1, p. 185-207, 2008.

Publicado

2019-09-02

Como Citar

BOA SORTE, P. Memes da internet: perspectivas para a sala de aula no contexto das culturas digitais. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 12, p. 51–66, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i12.1385. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1385. Acesso em: 29 mar. 2025.