Necessidades de formação dos professores da pré-escola: evidências das pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13619

Palavras-chave:

Necessidades Formativas, Formação docente, Educação Infantil.

Resumo

O levantamento de necessidades formativas é essencial para que as formações propostas sejam significativas e estejam alinhadas com a realidade docente. Dessa forma, esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a qual seguiu o protocolo estabelecido por Kitchenham e Charters (2007) e teve como fonte de informação a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Education Resources Information Center (ERIC) e o Portal de Periódicos da CAPES, objetivou investigar as necessidades formativas dos professores da Educação Infantil/Pré-escola. Como resultado obteve-se 942 estudos. Desses, apenas 04 trabalhos estavam diretamente relacionados ao objeto de estudo. Os dados possibilitaram categorizar as necessidades formativas nas temáticas: “Criança/infância”, “Organização do Trabalho Pedagógico”, “Eixos/Conteúdos” e “Brinquedos, brincadeiras e o lúdico”. A investigação possibilitou delinear as necessidades formativas dos professores da Educação Infantil da fase pré-escolar, conforme as pesquisas empíricas disponíveis na literatura.

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Biografia do Autor

Gisele da Silva Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

“Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição.”

Maria Cristina Leandro de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando na graduação, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Possui licenciatura em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela mesma instituição.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

BATISTA, G. da S.; PAIVA, M. C. L. de. Necessidades de formação dos professores da pré-escola: evidências das pesquisas. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13619, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13619. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13619. Acesso em: 22 dez. 2024.