A presença norte-americana em terras brasileiras e a relação imigração, trabalho e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1976

Palavras-chave:

Estado, Trabalho, Educação, Migração externa

Resumo

Este artigo busca responder a questões referentes à posse da terra, por meio do processo de imigração dos estrangeiros para o Brasil, principalmente dos norte- -americanos, levantando as principais dificuldades encontradas no percurso de posse das novas terras, buscando apreender as relações estabelecidas entre trabalho, educação e imigração, analisando a importância da mão de obra estrangeira para a modernização do país e as influências do modelo educacional norte-americano na educação brasileira. Para alcançar os objetivos traçados e responder às questões, foram levantados e catalogados os principais documentos relativos ao assunto abordado disponibilizados pelo Governo Federal e a bibliografia sobre imigração norte-americana disponível. Conclui-se que os imigrantes norte-americanos contribuíram para o avanço tecnológico brasileiro e também disseminaram sua cultura liberal e a educação pragmática, bem como os ideais capitalistas que têm reflexo ainda na contemporaneidade.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

NASCIMENTO, M. I. M.; GRACINO, E. R. A presença norte-americana em terras brasileiras e a relação imigração, trabalho e educação. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. 56–74, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i5.1976. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/136. Acesso em: 22 dez. 2024.