A presença norte-americana em terras brasileiras e a relação imigração, trabalho e educação
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1976Palavras-chave:
Estado, Trabalho, Educação, Migração externaResumo
Este artigo busca responder a questões referentes à posse da terra, por meio do processo de imigração dos estrangeiros para o Brasil, principalmente dos norte- -americanos, levantando as principais dificuldades encontradas no percurso de posse das novas terras, buscando apreender as relações estabelecidas entre trabalho, educação e imigração, analisando a importância da mão de obra estrangeira para a modernização do país e as influências do modelo educacional norte-americano na educação brasileira. Para alcançar os objetivos traçados e responder às questões, foram levantados e catalogados os principais documentos relativos ao assunto abordado disponibilizados pelo Governo Federal e a bibliografia sobre imigração norte-americana disponível. Conclui-se que os imigrantes norte-americanos contribuíram para o avanço tecnológico brasileiro e também disseminaram sua cultura liberal e a educação pragmática, bem como os ideais capitalistas que têm reflexo ainda na contemporaneidade.
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