A eficácia dos mapas mentais colaborativos na aprendizagem e ensino de tecnologias aplicadas à Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13292

Palavras-chave:

Mapa mental, Aprendizagem Colaborativa, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este artigo investiga a eficácia dos mapas mentais colaborativos como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática II. A pesquisa, realizada com estudantes de licenciatura em Matemática, utiliza uma metodologia mista, combinando análises qualitativas e quantitativas. A geração de dados foi realizada por meio de um questionário e observações do professor. Os resultados encontrados destacam que os mapas mentais colaborativos melhoram a organização, a retenção de informações e a motivação dos estudantes. Além disso, promovem a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades críticas, como criatividade e pensamento crítico. Apesar dos desafios relacionados à clareza e à organização, a ferramenta se mostra eficaz no ensino e na aprendizagem, oferecendo uma abordagem inovadora para o ensino superior. Conclui-se que os mapas mentais colaborativos não só tornaram eficazes o ensino e a aprendizagem, mas também promoveram um ambiente de ensino mais interativo e colaborativo.

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Biografia do Autor

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura Matemática (2008) e mestrado em Modelagem Matemática (2011) pela UNIJUÍ, doutorado em Modelagem Computacional (2015) pela UERJ. É professor adjunto na UNIPAMPA, coordenador da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, líder dos grupos de pesquisa G.A.M.A e Modelagem e Análise de Dados. Membro dos grupos GEPEFORTE (UFFS) e Modelagem aplicada no desenvolvimento de processos tecnológicos.

Angélica Cristina Rhoden, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Gestão do Agronegócio pelo IFFar (2016) e Administração de Empresas pelo IBF (2020), com mestrado em Agronegócios pela UFSM (2018) e doutorado em Extensão Rural e Desenvolvimento também pela UFSM (2023). Especialista em Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação pelo IFRJ (2023) e em metodologias ativas pelo IFSul (2023). Possui experiência em administração, gestão, modelagem de dados e desenvolvimento regional e territorial. 

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

BLASS, L.; RHODEN, A. C. A eficácia dos mapas mentais colaborativos na aprendizagem e ensino de tecnologias aplicadas à Matemática. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13292, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13292. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13292. Acesso em: 7 dez. 2024.