As representações sociais dos professores futuros do Québec sobre o papel da aprendizagem móvel como alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.1179

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel, futuros professores, representações sociais, formação inicial

Resumo

A aprendizagem móvel ocorre por meio de interações sociais e de conteúdo pelo uso de dispositivos eletrônicos e pessoais (CROMPTON, 2013). Para a UNESCO (2012), ela representa uma das soluções para contribuir a uma formação de professores capaz de atender às necessidades educacionais do século XXI. No contexto do Québec, a formação inicial de professores destaca a importância do uso das TICs para apoiar sua aprendizagem. A partir da teoria das representações sociais, esta pesquisa tem como objetivo conhecer as representações dos futuros professores do Québec sobre o papel da aprendizagem móvel para entender como essa aprendizagem pode auxiliar seus estudos. A metodologia qualitativa foi utilizada por meio de 18 entrevistas com estudantes de bacharelados em educação. Os resultados mostram que a aprendizagem móvel já é uma realidade na vida dos estudantes; ela é, no entanto, um tipo de aprendizagem principalmente utilizado para complementar os conhecimentos vistos na universidade.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

PONTES, R. L. J.; KARSENTI, T. As representações sociais dos professores futuros do Québec sobre o papel da aprendizagem móvel como alunos. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 24–40, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11.1179. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1179. Acesso em: 20 nov. 2024.