Aproximações sobre formação de mulheres professoras no Instituto de Educação em Belém (PA) e na Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados (MS) (1974 a 1991)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11636

Palavras-chave:

Formação de Professores, Curso de Magistério, Mulheres Professoras

Resumo

Este artigo analisa a formação de professores nos cursos de magistério do Instituto de Educação em Belém, no estado de Pará e da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, com o intuito de compreender a participação das mulheres nesses dois cursos, no período de 1974 a 1991. Tem como cerne das questões norteadoras se houve ou não a presença de mulheres e consequente feminização para o magistério nesses cursos. Metodologicamente, o trabalho foi realizado por meio das pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados indicaram que a presença de mulheres nos dois cursos se deu de modo significativo, o que permite concluir, que, embora em números diferenciados, a formação nas duas instituições acompanha, e, ao mesmo tempo alarga uma tendência em curso desde as primeiras décadas do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Mendonca Pizatto, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2023). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/2018). Bolsista da FUNDECT-MS. Membro do GEPHEMES.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada IV da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados- MS. Vice-Coordenadora do GT 02 – História da Educação da ANPED- Nacional. Editora da Revista Educação e Fronteiras.

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em educação, do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Coordenadora do GT 02 – História da Educação da ANPED – Nacional.

Referências

AMARO, Eliane Maria. Escola Franciscana Imaculada Conceição: História da Instituição educativa na região de Dourados, sul de Mato Grosso (1955-1975). 2018. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018. Disponível em:

https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1021. Acesso em: 7 ago. 2023.

AYACHE, Cilmara Bortoleto Del Rio. História e política de formação de professores: o CEFAM no estado de Mato Grosso do Sul (1989-1996). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4376. Acesso em: 17 ago. 2023.

BRASIL Parecer 349/71. Conselho Federal de Educação. Anexo B, Magistério de 1º Grau. Enciclopédia Ilustrada para a Educação Básica (Completiva). Ensino Fundamental. Curitiba: Editora Educacional Brasileira, 1973

BRITO, Luciana Souza. Irmãs Franciscanas em Santa Maria–RS: uma Congregação de mulheres empreendedoras no ensino superior (1953-2018). 2021. 419 f. Tese (Doutorado em História) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23276. Acesso em: 7 ago. 2023.

CERTEAU. Michel. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996

CUNHA, Maria Teresa Santos.; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Apresentação do Dossiê: Traços que deixam traços: arquivos pessoais no tempo presente. Cadernos de História da Educação, v.20, p. 1-2, e042, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/63312/32530. Acesso em: 20 de set. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-42

DEMARTINI, Zeila.; ANTUNES, Fátima. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 86, p. 5-14, ago., 1993.

FUSARI, José Cerchi; CORTESE, Marlene Pedro. Formação de Professores a Nível de 2º Grau. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, (68): p. 70-80, fevereiro, 1989.

INSTITUTO DE EDUCAÇÂO DO PARÁ. Convite de Formatura, 1977

LOBATO, Vivian da Silva. Antecedentes do Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP). Conjecturas, Vol. 22, Nº 6, 2022, p. 458-479 DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-1085-Q21

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. 6.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na Sala de Aula. In: DEL PRIORE, Mary. História das Mulheres no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2000, p. 443-481.

LOURO, Guacira Lopes. Magistério de 1º Grau: um trabalho de mulher. Educação e Realidade, Porto Alegre: v.14, n. 2, p. 31-39, jul./dez., 1989.

QUEIROZ, Paulo Roberto Cimó. Mato Grosso/Mato Grosso do Sul: Divisionismo e Identidades (Um Breve Ensaio). Diálogos, Maringá v. 10, n. 2, p. 149-184, 2006. Disponível: em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41347/21680. Acesso em: 28 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/dialogos.v10i2.105

SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 11-26, jul./dez. 2005. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-.2.2/index.php/reveducacao/article/view/3735/2139. Acesso em: 7 ago. 2023.

SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva. Profissionalização do magistério feminino: uma história de emancipação e preconceitos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: Anped, 2000. Disponível em:

https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt0219.pdf. Acesso em: 7 ago. 2023

VIANNA, Claudia Pereira. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia Cristina (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília, DF: Abaré, 2013. p. 159-180. http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/44242 Acesso em: 7 ago. 2023.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413- 24782000000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05.pdf. Acesso em: 7 ago. 2023.

Publicado

2023-12-04

Como Citar

PIZATTO, A. M.; FURTADO, A. C.; CORRÊA, R. L. T. Aproximações sobre formação de mulheres professoras no Instituto de Educação em Belém (PA) e na Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados (MS) (1974 a 1991). Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11636, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11636. Acesso em: 21 nov. 2024.