Aproximações sobre formação de mulheres professoras no Instituto de Educação em Belém (PA) e na Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados (MS) (1974 a 1991)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11636

Palavras-chave:

Formação de Professores, Curso de Magistério, Mulheres Professoras

Resumo

Este artigo analisa a formação de professores nos cursos de magistério do Instituto de Educação em Belém, no estado de Pará e da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, com o intuito de compreender a participação das mulheres nesses dois cursos, no período de 1974 a 1991. Tem como cerne das questões norteadoras se houve ou não a presença de mulheres e consequente feminização para o magistério nesses cursos. Metodologicamente, o trabalho foi realizado por meio das pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados indicaram que a presença de mulheres nos dois cursos se deu de modo significativo, o que permite concluir, que, embora em números diferenciados, a formação nas duas instituições acompanha, e, ao mesmo tempo alarga uma tendência em curso desde as primeiras décadas do século XX.

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Biografia do Autor

Adriana Mendonca Pizatto, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2023). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/2018). Bolsista da FUNDECT-MS. Membro do GEPHEMES.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada IV da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados- MS. Vice-Coordenadora do GT 02 – História da Educação da ANPED- Nacional. Editora da Revista Educação e Fronteiras.

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em educação, do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Coordenadora do GT 02 – História da Educação da ANPED – Nacional.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

PIZATTO, A. M.; FURTADO, A. C.; CORRÊA, R. L. T. Aproximações sobre formação de mulheres professoras no Instituto de Educação em Belém (PA) e na Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados (MS) (1974 a 1991). Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11636, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11636. Acesso em: 16 maio. 2024.