Os internatos e a Educação de Mulheres nos Romances de Escritoras Paraenses
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11579Palavras-chave:
Internato, Escritoras, Meninas, Educação, LiteraturaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a educação de mulheres nos internatos, a partir de produções literárias de Eneida de Moraes, Lindanor Celina e Maria Lúcia Medeiros. Essa investigação justifica-se pela importância de fomentar discussões relevantes sobre a educação feminina nos internatos durante o século XX no Norte do país, especialmente em Belém (PA), por meio de fontes literárias. Tendo em vista essas discussões, o embasamento teórico se fundamenta em Bourdieu (1996) e (2004), Volóchinov (2021) e assim por diante. Nesta perspectiva, criar internatos educativos para mulheres foi uma tentativa de conquistar a hegemonia no campo da educação na Amazônia, pois não era um ideário de educação moderna, mas em acreditar na regeneração da sociedade pela educação intelectual, moral e religiosa para a educação feminina
Downloads
Referências
ALVES, Laura Maria Silva Araújo. Abrigar, educar e instruir: a política higienista e a educação de meninas desvalidas nas instituições de assistência no Pará (1850-1910). Educar em Revista, [Sol.], v. 34, n. 70, p. p.137-152, ago. 2018. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58770/35909>. Acesso em: 07 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.58770
BEZERRA NETO, José Maria. As luzes da civilização: instrução pública, institutos, asilos católicos no Pará (1870-1889). Monografia (Especialização em Teoria Antropológica). Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém. 1994.
BOURDIEU, Pierre. Razão e prática: sobre a teoria da ação. Campinas-SP: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 7a Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
CELINA, Lindando. Menina que vem de Ataiara. Belém: Cheju/Escult., 1997.
CELINA, Lindando. Estrada do Tempo-Foi. Rio de Janeiro: JMC, 1971.
CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da. Internar para Educar: Colégios Internatos no Brasil (1840 - 1950). Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2012.
CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da. Princípios do internato escolar: primórdios, práticas e permanências no Brasil. Revista Interfaces Cientifica-Educação. V.7 n. 2, 2019, p. 107-120.
COSTA, Dom Antônio de Macedo (bispo do Pará). Amazônia: meio de desenvolver sua civilização. Pará, 1883.
COSTA, Benedito Gonçalves; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. Educação de Meninas no asilo Santo Antônio: regência das Irmãs Dorotéias sob o olhar romanizador do bispo D. Antônio de Macedo Costa, na Amazônia (1878-1888). Curitiba: Editora CRV, 2016. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440757.8
FERREIRA, A. S. A reclusão feminina no Convento da Soledade: As diversas faces de uma experiência (Salvador – Século XVIII). 2006. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2006
FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. FRANÇA, Samara Avelino de Souza. Colégio Nossa Senhora do Amparo: casa de oração, educação e trabalho. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 175-186, out2011. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639959
GOUVÊIA, Maria Cristina Soares de. A literatura como fonte para a história da infância: possibilidades e limites. In: FERNANDES, Rogério; LOPES, Alberto; FILHO, Luciano Mendes de Faria. Para a Compreensão histórica da infância. Porto: Campos das Letras, 2006.
MARCÍLIO, Maria Luiza. História social da criança abandonada. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.
MEDEIROS, M.L. Zeus ou a menina e os óculos. Edição: Rosilha Kent, 1988.
MEDEIROS, M.L. Céu caótico. Belém: SECULT, 2005.
MICELI, Sergio. A elite eclesiástica brasileira: 1890-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MORAES, Eneida de. Ruanda e Banho de Cheiro. Belém: SECULT/FCPTN, 1989.
PIMENTA, Adriene Suellen Ferreira; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro G. Avelino de. As benéficas luzes da educação para meninas no Ophelinato Paraense (1893-1910). Curitiba: Editora Appris, 2023.
SABINO, Eliane Barreto; ALVES, Laura Maria Silva Araújo. Colégio Nossa Senhora do Amparo e a educação de meninas desvalidas na Província do Grão Pará (1850-1890). In: ARAÚJO, Sônia Maria da Silva; FRANÇA, Maria do P. S. de Souza Avelino; ALVES, Laura Maria Silva Araújo (org.). Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Republicano. Belém: EDUEPA, 2015.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Editora: São Paulo, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laura Alves, Lília Batista da Conceição
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.