Eluned Morgan e a educação escolar na Patagônia do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11577

Palavras-chave:

Eluned Morgan, Educação, Patagônia

Resumo

O artigo trata da educação na América Latina a partir da experiência de vida de Eluned Morgan (1870-1938), escritora, oriunda de uma família galesa, migrada para a Argentina, Patagônia, Vale de Chubut. O objetivo é entender como a educação na Patagônia se torna um projeto educacional de Eluned Morgan e refletir sobre as implicações deste projeto numa região que nasce sob o impacto do Estado Nacional com a chamada “Conquista do Deserto”. Como inspiração teórica, fundamenta-se na história cultural e na história dos intelectuais. Os resultados demonstram que Eluned Morgan assume um lugar de importância na região ao usar a pena de escritora para divulgar suas ideias educativas. Formada intelectualmente sob uma visão de mundo fronteiriça, permeada pela cultura galesa, cultura indígena da Patagônia e cultura hispano-americana, a escritora defendeu a educação como instrumento necessário para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Sul argentino. 

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Biografia do Autor

Sonia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado na Universidade de Coimbra (UC/PT). Professora titular da Universidade Federal do Pará, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, orientando mestrado e doutorado.

Lucía Lionetti, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires

Graduada em História, doutora em Filosofia e Letras pela Universidade Autônoma de Madri. Professora da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCEN), atua como docente do doutora em História, no mestrado em Educação e Ciências Sociais. 

 

 

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

ARAÚJO, S. M. da S.; LIONETTI, L. Eluned Morgan e a educação escolar na Patagônia do século XIX. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11577, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11577. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11577. Acesso em: 22 dez. 2024.