Eluned Morgan e a educação escolar na Patagônia do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11577Palavras-chave:
Eluned Morgan, Educação, PatagôniaResumo
O artigo trata da educação na América Latina a partir da experiência de vida de Eluned Morgan (1870-1938), escritora, oriunda de uma família galesa, migrada para a Argentina, Patagônia, Vale de Chubut. O objetivo é entender como a educação na Patagônia se torna um projeto educacional de Eluned Morgan e refletir sobre as implicações deste projeto numa região que nasce sob o impacto do Estado Nacional com a chamada “Conquista do Deserto”. Como inspiração teórica, fundamenta-se na história cultural e na história dos intelectuais. Os resultados demonstram que Eluned Morgan assume um lugar de importância na região ao usar a pena de escritora para divulgar suas ideias educativas. Formada intelectualmente sob uma visão de mundo fronteiriça, permeada pela cultura galesa, cultura indígena da Patagônia e cultura hispano-americana, a escritora defendeu a educação como instrumento necessário para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Sul argentino.
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