Eluned Morgan e a educação escolar na Patagônia do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11577

Palavras-chave:

Eluned Morgan, Educação, Patagônia

Resumo

O artigo trata da educação na América Latina a partir da experiência de vida de Eluned Morgan (1870-1938), escritora, oriunda de uma família galesa, migrada para a Argentina, Patagônia, Vale de Chubut. O objetivo é entender como a educação na Patagônia se torna um projeto educacional de Eluned Morgan e refletir sobre as implicações deste projeto numa região que nasce sob o impacto do Estado Nacional com a chamada “Conquista do Deserto”. Como inspiração teórica, fundamenta-se na história cultural e na história dos intelectuais. Os resultados demonstram que Eluned Morgan assume um lugar de importância na região ao usar a pena de escritora para divulgar suas ideias educativas. Formada intelectualmente sob uma visão de mundo fronteiriça, permeada pela cultura galesa, cultura indígena da Patagônia e cultura hispano-americana, a escritora defendeu a educação como instrumento necessário para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Sul argentino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado na Universidade de Coimbra (UC/PT). Professora titular da Universidade Federal do Pará, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, orientando mestrado e doutorado.

Lucía Lionetti, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires

Graduada em História, doutora em Filosofia e Letras pela Universidade Autônoma de Madri. Professora da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCEN), atua como docente do doutora em História, no mestrado em Educação e Ciências Sociais. 

 

 

Referências

ARGENTINA. Lei nº 1.532, de 1884. Lei que trata da organização dos territórios nacionais, na qual insere a Patagônia ao território argentino. Buenos Aires, 1984.

AVIGLIA, S. E. La educación en el Chubut (1810-1916). Rawson: Ministerio de Educación de la Provincia de Chubut, 2011.

CASTILLO, C. C. Algas marinas. Crónica de viaje desde Bondes a la Patagonia por Eluned Morgan. Revista Cruz del Sur, Buenos Aires, v. 3, n. 5, p. 59-99, 2013.

CIMADEVILLA, P. M. No es de esa manera que se viaja en los desiertos patagónicos. Una lectura Hacia los Andes de Eluned Morgan. Badebec, Rosario, v. 10, n. 19, p. 92-114, 2020.

COSTA, F. J. M.; MOTA, B. G. N.; SANTANA, J. R. História das mulheres: formação docente, lutas e conquistas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7,e8015, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8015/8192. Acesso em: 1º nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8015

GAVIRATI, M. Chupat-Camwy. Historia de la coexistencia pacífica entre galeses, pampas y tehuelches. Buenos Aires: Sur Libros, 2017.

LIONETTI, L. La misión política de la escuela publica. Formar a los ciudadanos de la república (1870-1916). Buenos Aires: Miño y Dávila, 2007.

MANDRINI, R.; ORTELLI, S. Repensando viejos problemas: observaciones sobre la araucanización de las Pampas. Runa, Buenos Aires, v. 22, p. 135-150, 1995.

MASIELLO, F. Entre civilización y barbarie. Mujer, nación y cultura literaria en la Argentina moderna. Rosario: Beatriz Viterbo, 1997.

MISERERES, V. Trazos de nación. Mujeres viajeras y discurso nacional en Latinoamérica (1830-1910). 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós- -Graduação em Filosofia, Vanderbilt Univesity, Espanha, 2010.

MORGAN, E. Hacia los Andes. 4. ed. Gaiman: El Regional, 2007.

NACUZZI, L. Estrategias sociales en una situación de contacto. El caso del norte de Patagonia. In: BOCCARA, G.; GALINDO, S. (ed.). Lógica mestiza en América. Temuco: Instituto de Estudios Indígenas, 2000. p. 139-163.

ORTELLI, S. La ‘araucanización’ de las Pampas: ¿Realidad histórica o construcción de los etnólogos?. Anuario IEHS, [S.l.], n. 11, p. 203-225, 1996.

PÉREZ, L. Entre tolderías. Acuerdos, violencias y resistencias. Del Tecka al Genua. 1870-1905. Revista de Historia, Buenos Aires, n. 21, p. 76-103, 2020.

PÉREZ, L. Keu-Kenk: política indígena en la Patagonia. 1865-1965. Trelew: Remitente Patagonia, 2015.

POMPEU, A. C. G. A construção da Patagônia Argentina. 2012. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (ed.). El giro decolonial. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2007. p. 96.

RATTO, S. La estructura de poder en las tribus amigas de la provincia de Buenos Aires (1830-1850). Quinto Sol, Santa Rosa, n. 1, p. 75-102, 1998. DOI: https://doi.org/10.19137/qs.v1i0.624

SAID, E. W. Representações do intelectual. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SARMIENTO, D. F. Conflicto y armonías de las razas en América. In: SARMIENTO, D. F. Obras Completas de D. F. Sarmiento. Buenos Aires: Imprenta y Litografia Mariano Moreno, 1900. Tomos XXXVII e XXXVIII.

WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo: Nacional, 1969.

Publicado

2023-11-28

Como Citar

ARAÚJO, S. M. da S.; LIONETTI, L. Eluned Morgan e a educação escolar na Patagônia do século XIX. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11577, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11577. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11577. Acesso em: 21 nov. 2024.