A formação das normalistas na escola estadual de Campina Grande (1960-1971)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11503

Palavras-chave:

Formação, Normalista, Currículo, século XX

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar o currículo formulado para a Escola Normal Estadual de Campina Grande, na Paraíba, criada em 1960, sendo a primeira instituição pública dessa cidade para formação de professoras normalistas, dentro de um contexto histórico de consolidação das escolas normais ainda no século XX. A pesquisa de cunho documental tem como suporte metodológico o Paradigma Indiciário, por meio do qual selecionamos as fontes – Fichas Individuais de Matrícula – e identificamos uma quantidade significativa de vestígios que nos aproximam da história do currículo de formação das normalistas. A pesquisa se limitou ao período de criação da escola em 1960 até 1971 quando o ensino normal é desconfigurado a partir da Lei 5.692/71. Ao examinar o corpo de fichas desse período, constatou-se que a educação feminina na Escola Norma Estadual de Campina Grande teve como foco a naturalização da mulher, e ao seu aperfeiçoamento com alguns traços de uma cientificidade para educação com crianças.

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Biografia do Autor

Pâmella Tamires Avelino de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Substitua na Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada IV no Departamento de Metodologia da Educação e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora FAPESQ/PB.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

SOUSA, P. T. A. de; SENA, F. A formação das normalistas na escola estadual de Campina Grande (1960-1971). Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11503, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11503. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11503. Acesso em: 16 maio. 2024.