Escrevivências em conexão com a Educação Básica: memórias, saberes e fazeres sociológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11239

Palavras-chave:

Escrevivências, Memórias, Saberes sociológicos, divulgação científica

Resumo

A contribuição deste artigo centra-se na análise das conexões temáticas do perfil de participantes e suas escrevivências em atividade extensionista, em uma das ações desenvolvidas do estágio de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Estadual de Londrina. O mote do curso de extensão e experimento interligou três momentos formativos: a) estudo de livros coletâneas sobre Ensino de Ciências Sociais/Sociologia na Educação Básica; b) oficinas de produção de escrita em formato de escrevivências; c) diálogo com as vivências de extensionistas como ferramenta reflexiva e de análise sociológica na visibilidade dessa escrita e práticas de formação/ensino em realidades plurais. Os dados foram coletados com o uso de formulário on-line, produzidos a partir do Google Forms e aplicados durante os encontros síncronos e assíncronos do curso, cujas análises quantitativa e qualitativa dos dados foram elaboradas a partir das categorias/conexões temáticas com a Educação Básica, Sociologia escolar e a divulgação científica.

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Biografia do Autor

Ligia Wilhelms Eras, Instituto Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina – PPGSOC/UEL (2022). Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR (2014). Docente de Sociologia do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC/Campus Xanxerê. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias e Práticas Pedagógicas.

Ângela Maria Sousa Lima , Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas;  Atua na Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia no Curso de Graduação e na Pós-Graduação em Ciências Sociais e no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES/UEL).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

ERAS, L. W.; LIMA , Ângela M. S. Escrevivências em conexão com a Educação Básica: memórias, saberes e fazeres sociológicos. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11239, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11239. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11239. Acesso em: 16 maio. 2024.