Implementação da estratégia de mapeamento mental visual para melhorar a competência linguística dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11234Palavras-chave:
Visualização de Informações, Mapa Mental, Tecnologias Digitais, Modelo Kirkpatrick, Auto-AprendizagemResumo
As oportunidades do processo educacional podem ser ampliadas por meio do uso de mecanismos inovadores. O objetivo do trabalho é determinar a eficácia do ensino como resultado da implementação da estratégia Visual Mind Mapping para melhorar a competência em língua estrangeira dos alunos. O objetivo foi alcançado usando o método teórico geral de comparação, cálculo do coeficiente de concordância, o coeficiente de eficiência, o teste de Whitney-Wilk. A aprendizagem era assegurada através do desenvolvimento de mecanismos educativos, que consistiam na visualização da informação e no desenvolvimento da atividade intelectual. O estudo de novas palavras, o uso de tecnologias digitais (Writer, Rosetta Stone, Busuu), o desenvolvimento de habilidades de comunicação e o desenvolvimento de habilidades profissionais também foram fornecidos. Verificou-se entre os alunos que o uso do Visual Mind Mapping contribui para a obtenção de um alto nível de conhecimento em um menor tempo. O foco no modelo de Kirkpatrick permitiu estabelecer que a maioria dos alunos adquiriu um alto nível de competência em língua estrangeira após testar seus conhecimentos. Os alunos têm uma atitude positiva em relação ao aprendizado usando o Visual Mind Mapping. O significado prático do artigo é a possibilidade de envolver tecnologias inovadoras para o aprendizado de uma língua estrangeira. As perspectivas de pesquisas futuras são comparar a eficácia do aprendizado com o uso do Visual Mind Mapping para alunos do primeiro e último ano.
Downloads
Referências
AL-OTAIBI, G. M. A cognitive approach to the instruction of phrasal verbs: Rudzka-Ostyn’s model. Journal of Language and Education, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 10-25, 2019. DOI: 10.17323/jle.2019.8170. DOI: https://doi.org/10.17323/jle.2019.8170
AL-OTAIBI, G. M. Semantic prosody of research verbs: A corpus-informed study. Journal of Language and Education, [S.l.],v. 8, n. 2, p. 49-65, 2022. DOI: 10.17323/jle.2022.12985. DOI: https://doi.org/10.17323/jle.2022.12985
ARAÚJO, S.; HANNACHI, R. Multimodal science communication: From documentary research to infographic via mind mapping. CEUR Workshop Proceedings, [S.l.], v. 2936, p. 2233-2236, 2021.
BOWEN, Neil Evan Jon Anthony; THOMAS, Nathan. Self-regulated learning and knowledge blindness: Bringing language into view. Applied Linguistics, [S.l.], v. 43, n. 6, p. 1207-1216, 2022. DOI: 10.1093/applin/amac062. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amac062
CHAVES-YUSTE, B.; DE-LA PEÑA, C. Podcasts’ effects on the EFL classroom: A socially relevant intervention. Smart Learning Environments, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 20, 2023. DOI: 10.1186/s40561-023-00241-1. DOI: https://doi.org/10.1186/s40561-023-00241-1
COPE. Available at: https://publicationethics.org/about/our-organisation Accessed on: Apr. 29, 2023.
FERREIRO-VÁZQUEZ, Ó.; VARAJÃO MOUTINHO PEREIRA, A. T.; GONÇALVES ARAÚJO, S. L. (ed.). Technological innovation put to the service of language learning, translation and interpreting: Insights from academic and professional contexts. Berlin, Bern, Bruxelles, New York, Oxford, Warszawa, Wien, 2023. DOI: 10.3726/b20168. DOI: https://doi.org/10.3726/b20168
GODIŠ, T. Mobile applications and their acquisition in the process of teaching a foreign language. Ezikov Svyat, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 92-98, 2022. DOI: 10.37708/ezs.swu.bg.v20i1.12. DOI: https://doi.org/10.37708/ezs.swu.bg.v20i1.12
GONZÁLEZ-REY, M. I. A constructionist-based approach to the pragmatic component of pragmatemes: The case of affixed pragmatemes. Romanica Olomucensia, [S.l.], v. 32, n. 1, p. 29-50, 2020. DOI: 10.5507/ro.2020.002. DOI: https://doi.org/10.5507/ro.2020.002
GONZÁLEZ-REY, M. I. A didactic approach to learning idioms. Cahiers De Lexicologie, [S.l.], n. 108, p. 147-160, 2016. DOI: 10.15122/isbn.978-2-406-06281-3.p.0147.
JASKOT, M.; WOJAKOWSKA, M.; SOSNOWSKI, W. Culturally anchored lexical units in modern foreign language teaching. XLinguae, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 114-125, 2022. DOI: 10.18355/XL.2022.15.03.10. DOI: https://doi.org/10.18355/XL.2022.15.03.10
JIRÁSEK, I., PLEVOVÁ, I.; JIRÁSKOVÁ, M.; DVOŘÁČKOVÁ, A. Experiential and outdoor education: The participant experience shared through mind maps. Studies in Continuing Education, [S.l.], v. 38, n. 3, p. 334-354, 2016. DOI: 10.1080/0158037X.2016.1141762. DOI: https://doi.org/10.1080/0158037X.2016.1141762
LIN, C.-J.; MUBAROK, H. Learning analytics for investigating the mind map-guided AI chatbot approach in an EFL flipped speaking classroom. Educational Technology and Society, [S.l.], v. 24, n. 4, p. 16-35, 2021.
LIU, T.; YUIZONO, T. Mind mapping training’s effects on reading ability: Detection based on eye tracking sensors. Sensors, [S.l.], v. 20, n. 16, p. 1-16, 2020. DOI: 10.3390/s20164422. DOI: https://doi.org/10.3390/s20164422
MUBAROK, H.; LIN, C.-J.; HWANG, G.-J. A virtual reality-based collaborative argument mapping approach in the EFL classroom. Interactive Learning Environments, [S.l.], 2023. DOI: 10.1080/10494820.2023.2207197. DOI: https://doi.org/10.1080/10494820.2023.2207197
PARK, M.; SON, J.-B. Pre-service EFL teachers’ readiness in computer-assisted language learning and teaching. Asia Pacific Journal of Education, [S.l.], v. 42, n. 2, p. 320-334, 2022. DOI: 10.1080/02188791.2020.1815649. DOI: https://doi.org/10.1080/02188791.2020.1815649
PERMATASARI, I.; ANDRIYANTI, E. Developing students’ intercultural communicative competence through cultural text-based teaching. Indonesian Journal of Applied Linguistics, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 72-82, 2021. DOI: 10.17509/ijal.v11i1.34611. DOI: https://doi.org/10.17509/ijal.v11i1.34611
ROHMANI, L. A.; ANDRIYANTI, E. Culture teaching in EFL classes: Teachers’ beliefs, attitudes, and classroom practices. Studies in English Language and Education, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 237-257, 2022. DOI: 10.24815/siele.v9i1.21834. DOI: https://doi.org/10.24815/siele.v9i1.21834
SCHNOOR, B.; USANOVA, I. Multilingual writing development: Relationships between writing proficiencies in German, heritage language and English. Reading and Writing, [S.l.], v. 36, n. 3, p. 599-623, 2023. DOI: 10.1007/s11145-022-10276-4. DOI: https://doi.org/10.1007/s11145-022-10276-4
THOMAS, N.; BOWEN, N. E. J. A.; REYNOLDS, B. L.; OSMENT, C.; PUN, J. K. H.; MIKOLAJEWSKA, A. A systematic review of the core components of language learning strategy research in Taiwan. English Teaching and Learning, [S.l.], v. 45, n. 3, p. 355-374, 2021. DOI: 10.1007/s42321-021-00095-1. DOI: https://doi.org/10.1007/s42321-021-00095-1
TOLOMEI, A. M. Mind mapping emanations in active learning. In: TOLOMEI, A. M. Multimodal communication and soft skills development. Peter Lang GmbH: Internationaler Verlag der Wissen, 2022. p. 237-251.
VÁCHOVÁ, L.; PLEVOVÁ, I.; PUGNEROVA, M.; SEDLÁKOVÁ, E. Information and communication technology and critical thinking in university students. World Journal on Educational Technology: Current Issues, [S.l.], v. 13, n. 4, p. 902-910, 2021. DOI: 10.18844/wjet.v13i4.6275. DOI: https://doi.org/10.18844/wjet.v13i4.6275
VIJAYAVALSALAN, B. Mind mapping as a strategy for enhancing essay writing skills. New Educational Review, [S.l.], v. 45, n. 3, p. 137-150, 2016. DOI: 10.15804/tner.2016.45.3.11. DOI: https://doi.org/10.15804/tner.2016.45.3.11
WANG, F.; YUIZONO, T.; WANG, T.-Y.; KIM, E.; LU, Y. Integrating reflection into a mobile-assisted reading program for learning English as a second language in China. Frontiers in Education, [S.l.], v. 7, p. 1067523, 2023. DOI: 10.3389/feduc.2022.1067523. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2022.1067523
![](https://revistas.uece.br/public/journals/3/submission_11234_10231_coverImage_pt_BR.png)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Olha Derbak, Antonina Pak, Iryna Holubieva, Svitlana Cherniavska, Nataliia Pysarska
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.