Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-Bissau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11205

Palavras-chave:

Ritos, Educação, Currículo, Guiné-Bissau

Resumo

Os ritos são os principais articuladores dos valores que moldam o comportamento dos povos africanos, guineenses em específico. Portanto, na Guiné-Bissau, não se deve construir currículo escolar sem se apoiar nessa herança educacional deixado pelos ancestrais. Como forma de contribuir para melhor compreensão da realidade educacional dos guineenses, para a construção do currículo escolar que dialogue com a diversidade educacional dos guineenses, se desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de refletir sobre a importância dos ritos no processo formativo e pedagógico na Guiné-Bissau. Assim, valeu-se das contribuições de trabalhos de Djaló (2012), Canda (2006), Braço (2008), Chaua (2015), Namuholopa (2017) e Binze (2022). Partindo duma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo bibliográfico, refletiu-se sobre a necessidade de um currículo que leve em conta a realidade social dos guineenses.

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Biografia do Autor

Décio Otto Carlos Gomes, Universidade de Brasília

Mestrando em Educação na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação - ECOE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB, campus universitário Darcy Ribeiro. Graduado em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2017). Licenciado em Pedagogia pela (Unilab, 2023).

Carolina Maria Costa Bernardo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Ceará (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2016) com estágio doutoral sanduíche em Lisboa, Portugal, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2014/2015). Atualmente professora do magistério superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

GOMES, D. O. C.; BERNARDO, C. M. C. Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-Bissau. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11205, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11205. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11205. Acesso em: 3 maio. 2024.