Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11205Palavras-chave:
Ritos, Educação, Currículo, Guiné-BissauResumo
Os ritos são os principais articuladores dos valores que moldam o comportamento dos povos africanos, guineenses em específico. Portanto, na Guiné-Bissau, não se deve construir currículo escolar sem se apoiar nessa herança educacional deixado pelos ancestrais. Como forma de contribuir para melhor compreensão da realidade educacional dos guineenses, para a construção do currículo escolar que dialogue com a diversidade educacional dos guineenses, se desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de refletir sobre a importância dos ritos no processo formativo e pedagógico na Guiné-Bissau. Assim, valeu-se das contribuições de trabalhos de Djaló (2012), Canda (2006), Braço (2008), Chaua (2015), Namuholopa (2017) e Binze (2022). Partindo duma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo bibliográfico, refletiu-se sobre a necessidade de um currículo que leve em conta a realidade social dos guineenses.
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Referências
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