Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11096

Palavras-chave:

Docência, Educação básica, Metodologias

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de Revisão Sistemática de Literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado em Licenciatura em Ciências Biológicas de modo a revelar como a temática vem sendo abordada na área de Ensino de Ciências. Para tanto, apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa que contemplou 102 artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES nos últimos dez anos. Dentre eles, a Revista Investigación y Experiencias Didácticas se destaca com maior número de publicações, cujas temáticas mais enfatizadas foram “formação docente”, “intervenção pedagógica” e “concepções”, tendo como foco de investigação licenciandos, educadores e documentos. Não foram encontrados trabalhos realizados nos estados do Acre, Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo. A UFPR, no Paraná, foi a instituição com mais publicações. Com isso, concluímos que há necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo o papel formativo dos professores do ensino superior já que o estágio foi investigado em diferentes perspectivas educacionais.

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Biografia do Autor

Ismênia Gurgel Martins, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, onde pesquisa o estágio supervisionado como espaço formativo. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Atuou como docente pelo Programa Especial e Formação Profissional para a Educação Básica PROFORMAÇÃO - POLO V da UERN e PARFOR. É professora efetiva da UERN trabalhando com as disciplinas pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará

Professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará. Uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Professora do PPGE, RENOEN e do ENCIMA, com pesquisas na área do ensino de ciências/biologia, formação de professores e metodologias.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

MARTINS, I. G.; LEITE, R. C. M. Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11096, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11096. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11096. Acesso em: 22 dez. 2024.