Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11096Palavras-chave:
Docência, Educação básica, MetodologiasResumo
Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de Revisão Sistemática de Literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado em Licenciatura em Ciências Biológicas de modo a revelar como a temática vem sendo abordada na área de Ensino de Ciências. Para tanto, apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa que contemplou 102 artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES nos últimos dez anos. Dentre eles, a Revista Investigación y Experiencias Didácticas se destaca com maior número de publicações, cujas temáticas mais enfatizadas foram “formação docente”, “intervenção pedagógica” e “concepções”, tendo como foco de investigação licenciandos, educadores e documentos. Não foram encontrados trabalhos realizados nos estados do Acre, Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo. A UFPR, no Paraná, foi a instituição com mais publicações. Com isso, concluímos que há necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo o papel formativo dos professores do ensino superior já que o estágio foi investigado em diferentes perspectivas educacionais.
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