Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11096

Palavras-chave:

Docência, Educação básica, Metodologias

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de Revisão Sistemática de Literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado em Licenciatura em Ciências Biológicas de modo a revelar como a temática vem sendo abordada na área de Ensino de Ciências. Para tanto, apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa que contemplou 102 artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES nos últimos dez anos. Dentre eles, a Revista Investigación y Experiencias Didácticas se destaca com maior número de publicações, cujas temáticas mais enfatizadas foram “formação docente”, “intervenção pedagógica” e “concepções”, tendo como foco de investigação licenciandos, educadores e documentos. Não foram encontrados trabalhos realizados nos estados do Acre, Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo. A UFPR, no Paraná, foi a instituição com mais publicações. Com isso, concluímos que há necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo o papel formativo dos professores do ensino superior já que o estágio foi investigado em diferentes perspectivas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismênia Gurgel Martins, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, onde pesquisa o estágio supervisionado como espaço formativo. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Atuou como docente pelo Programa Especial e Formação Profissional para a Educação Básica PROFORMAÇÃO - POLO V da UERN e PARFOR. É professora efetiva da UERN trabalhando com as disciplinas pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará

Professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará. Uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Professora do PPGE, RENOEN e do ENCIMA, com pesquisas na área do ensino de ciências/biologia, formação de professores e metodologias.

Referências

ABREU, R. M. A. O estágio curricular supervisionado como possibilidade de pesquisa na formação de educadores. In: D’ÁVILA, C. M.; ABREU, R. M. A. (Org.). O Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores e Pedagogos: entre a realidade e o devir. Ed. – Curitiba, PR: CRV, 2014. 136p.

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, G. C. F.; BARROS, M. A. M. O papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em ciências biológicas da ufpe para a prática docente. ENCITEC – Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – Santo Ângelo – Vol. 12, n. 1., p. 05-18, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.668

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: acesse.one/rTc2l. Acesso em: 28 fev. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP n. 9/2001, de 20 de maio de 2001. Brasília. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 de janeiro de 2002, Seção 1.

BRIZOLA, J.; FANTIN, N. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.30681/relva. v 3i2.1738. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1738. Acesso em: 24 maio. 2023.).

CAPES – Portal de Periódicos da Capes. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?. Acesso em: 10 mar. 2023.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. Revisão técnica da autora: [tradução Sandra Valenzuela]. 8. Ed. – São Paulo: Cortez, 2006. – (Coleção Questões da Nossa Época; v. 26).

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. Cortez: São Paulo, 2002.

FERREIRA, J. S.; BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. A relação Universidade-Escola no Estágio Curricular Supervisionado: uma revisão sistemática. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.65. 2021.

FREITAS; L. M.; ARAÚJO, R. L. Praticando a tríade ensino-pesquisa-extensão no estágio supervisionado de licenciatura em ciências biológicas. AMAZÔNIA – Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 8 – nº 16 – jan. 2012/jun. 2012, p. 186-197. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1668

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion. 2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 24 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

GIMENES, C. I. A articulação entre escola e universidade na formação de professores: o PIBID como experiência contraditória. In: AROEIRA, K. P.; PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e Estágio. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2018. 183p.

JESUS, C. A. Contribuições do estágio supervisionado na formação inicial em biologia. Cadernos GPOSSHE On-line, Fortaleza, v. 6, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.7980

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LÜDKE, M. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 95-108, 2009.

MATOS, D. A. S.; JARDILINO, J. R. L. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Revista Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893

MAZUR, S. M.; GIORDANI, A. T.; COELHO NETO, J. Repensar a Formação de Professores de Enfermagem: uma Perspectiva a Partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 10, n.1, p. 28-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p28-36

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. Atual. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.

MUSSI, A. A. Formação de professores para a Educação Básica. In: VEIGA, I. P. A.; SANTOS, J. S. (Orgs.). Formação de professores para a Educação Básica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

NARDI, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciênc. Educ. (Bauru) 21 (2), Apr-Jun 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150020001

NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. A pós-graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil: memórias, programas e consolidação da pesquisa na área São Paulo: Livraria da Física, 2014.

PAIXÃO, M. C. S.; QUEIROZ, M. B. A.; PRUDÊNCIO, C. A. V. As experiências dos licenciandos em Ciências Biológicas com a Educação de Jovens e Adultos. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista -Bahia -Brasil, v. 15, n. 32, p. 274-296, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5055

PIETROBON, S. R. G. A prática de ensino nas séries iniciais – espaço de construção dos saberes docentes. In: PIETROBON, S. R. G. (Org.). Estágio Supervisionado Curricular na Graduação: experiências e perspectiva. Editora CRV: Curitiba, 2009.

PIETROBON, S. R. G.; ZEAGINSKI, V. A percepção de acadêmicas do curso de pedagogia sobre a prática de estágio na escola. In: PIETROBON, S. R. G. (Org.). Estágio Supervisionado Curricular na Graduação: experiências e perspectiva. Editora CRV: Curitiba, 2009.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PINHO, M. J.; SANTOS, J. S.; BRASILEIRO, T. S. A. O impacto das políticas públicas na formação de professores. In: VEIGA, I. P. A.; SANTOS, J. S. (Orgs.). Formação de professores para a Educação Básica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

PRAXEDES, F. A.; SANTOS, E. A.; SANTOS, M. F. B.; CORREIA, N. M. R.; BEZERRA, M. L. M. B.; BALTAR, S. L. S. M. A. O professor supervisor e sua compreensão sobre o estágio supervisionado. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 85–93, 2018. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.137. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.137

ROSA, J. R. M. V.; OHIRA, M. A.; BACCON, A. L. P.; LUCAS, L. B. O Estado da Arte sobre Formação Inicial de Professores. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 6, 2020, p. 01-13.

ROTTA, J. C. G.; FRANÇA, R. S. A formação reflexiva do professor de ciências naturais e o estágio supervisionado. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 17, Nº 2, 509-521 (2018).

SALDANHA, L. S.; ROSAS, L. V.; LIMA, R. A.; ARAÚJO, T. V. M.; SILVA, J. P. M. Revista AMAzônica, LAPESAM/GMPEPPE/UFAM/CNPq/EDUA. Ano 11, Vol. XXII, Número 2, jul-dez, 2018, Pág.350-362.

SANTOS, W. T. P.; BRUMES, K. R. Estágio supervisionado em Geografia: a experiência da Unicentro – campus de Irati-PR. In: PIETROBN, S. R. G. (Org.). Estágio Supervisionado Curricular na Graduação: experiências e perspectivas. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2009.

SIDONE, O. J. G.; HADDAD, E. A.; MENA-CHALCO, J. P. A Ciência nas Regiões Brasileiras: Evolução da Produção e das Redes de Colaboração Científica. Revista Transinformação, volume 28, número 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800002

SOARES, Z. M. P.; SANTOS, N. R. L. Educação sobre drogas como projeto de intervenção no estágio. Revista Atos de Pesquisa em Educação/Blumenau, v.16, 2021. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8896

SOUZA, E. O.; MACHADO, V. M. Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. RenBio – Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio – ISSN: 1982-1867 – vol. 11, n. 2, p. 77-84, 2018. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.176

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

UERN. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas, na modalidade de Licenciatura Plena. Mossoró/RN, 2018. Disponível em: l1nq.com/eNiio. Acesso em: 10 maio 2013.

UFPR. Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação. [s.d]. Disponível em: encr.pw/wEELQ. Acesso em: 10 de maio 2013.

VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. S. As atividades de campo no ensino de ciências: reflexões a partir das perspectivas de um grupo de professores. In: NARDI, R. (Org.). Ensino de ciências e matemática, I [livro eletrônico]: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 5380 Kb; ePUB.

ZANCUL, M. S.; VIVEIRO, A. A. O laboratório de ensino de ciências como espaço privilegiado para o planejamento de regência nos estágios supervisionados. Revista Electrónica de Investigación em Educación em Ciencias, Volume 7, nº 2, pp. 22-29, 2012. DOI: https://doi.org/10.54343/reiec.v7i2.107

ZIESMANN, C. I.; BAUMGRATZ, C. E.; BATISTA, T. P.; PAULETTI, E. S. Rodas de conversas e oficinas pedagógicas: uma possível estratégia para sensibilizar e refletir sobre a educação ambiental. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.12, n.1 e6076, 2022.

Publicado

2023-12-28

Como Citar

MARTINS, I. G.; LEITE, R. C. M. Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11096, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11096. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11096. Acesso em: 21 nov. 2024.