Programa Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado: principais diferenças na inserção profissional de futuros docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10986

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Estágio Supervisionado, Formação inicial, formação de professores, prática docente

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) estabeleceu-se como dispositivo de inserção profissional, mas, como os Estágios Supervisionados (ES) já desempenham esse papel nos cursos de formação de professores, estabeleceu-se um campo de disputas, com impacto na formação. Este estudo objetivou: levantar-se, analisar e compreender as propostas do PRP em diálogo com os ES, considerando a BNC-Formação. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando análise documental e bibliográfica como técnicas de pesquisa. A legislação e os estudos sobre a formação de professores indicam que ambas propostas contribuem para o campo da docência, com características próprias, por vezes, complementares, mas não concorrentes. Com isso, propõe-se que o PRP aconteça como Residência Médica, no âmbito da pós-graduação, e os ES em sua singularidade, mantendo a formação inicial de forma democrática, acessível e como parte do percurso formativo de professores. Nesta proposição, recursos financeiros e formativos destinados ao PRP seriam redimensionados como proposta de desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Heitor Perrud Tardin, Universidade Estadual Paulista

Licenciatura e bacharelado em Educação Física na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – campus de Presidente Prudente, mestrando no PPG Ciência do Movimento pela mesma instituição. Mesmo do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (NEPEF).

Elisangela Venancio Ananias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Magisterio Superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID-UFRGS). Coordenadora Adjunta do Projeto de Extensão Senegra-Esefid (UFRGS.ESEFID). Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro; Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro; Especialista em Gestão Escolar pela USP-ESALQ.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

TARDIN, H. P.; ANANIAS, E. V. Programa Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado: principais diferenças na inserção profissional de futuros docentes. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10986, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10986. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10986. Acesso em: 16 maio. 2024.