Formação docente e mídia-educação mediada com utilização do jogo Comenius Pocket
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10815Palavras-chave:
Formação docente, Letramento midiático, Mídias, Jogo educativo, OficinaResumo
Esta pesquisa investigou uma prática de formação docente inicial em oficinas de ampliação do letramento midiático com 21 estudantes de Pedagogia matriculados em disciplinas na Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Essas disciplinas promoveram a prática com o jogo de cartas Comenius Pocket aplicado em cada disciplina. A participação dos estudantes ocorreu conforme estava previsto na oficina em aula. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi baseada em observação participante das oficinas, analisando os comentários reflexivos realizados em grupo e a avaliação do jogo por meio de um formulário online sobre a experiência. Os critérios avaliados em cada rodada do jogo consideraram o uso das mídias na prática pedagógica como instrumento, como objeto de estudo e como autoria ponderando os objetivos da mídia-educação. Os resultados das oficinas foram positivos tanto nos comentários expressos nas atividades como nas respostas avaliativas sobre a aprendizagem que o jogo trouxe. O texto conclui que oficinas de formação lúdica para as mídias com um jogo de planejamento didático suscitam a reflexão sobre a prática pedagógica e o letramento midiático nos estudantes participantes.
Downloads
Referências
BOLLER, S.; KAPP, K. Jogar para Aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. DVS Editora, 2018.
BONILLA, M. H. S. Inclusão digital nas escolas. Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Editora universitária da UFPB, v. 1, p. 183-200, 2009.
CRUZ, D. M. Letramento midiático de professores e tutores da Universidade Aberta do Brasil: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Transmutare, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 144-161, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr. Acesso em 20 de março.2023. DOI: https://doi.org/10.3895/rtr.v1n2.3880
CRUZ, D. M.; RAMOS, D. Games e formação docente. In: SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M., SANTOS, E. (Org.). Informática na Educação: games, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, livro 7, 2021, p. 1-27. Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/games-e-formacao-docente/. Acesso em: 12 mar. 2023.
FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006. 264p.
FREIRE, P. Da leitura do mundo à leitura da palavra. 1982. Disponível em: www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2842/3/FPF_OPF_07_001.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.
GRÜBEL, J. M.; BEZ, M. R. Jogos educativos. Renote, v. 4, n. 2, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14270/8183. Acesso em: 27 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14270
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 13-67.
MCGONIGAL, J. A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las culturas contemporáneas, v. 23, n. 3, p. 161-190, 2017.
RAMOS, D. K. ; CRUZ, D. M. . A tipologia de conteúdos de aprendizagem nos jogos digitais: o que podemos aprender?.. In: RAMOS, D. K. ; CRUZ, D. M (Org.). Jogos digitais em contextos educacionais. 1a ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 21-45.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edenilton da Silva Muniz, Dulce Márcia Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.