Formação docente e mídia-educação mediada com utilização do jogo Comenius Pocket

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10815

Palavras-chave:

Formação docente, Letramento midiático, Mídias, Jogo educativo, Oficina

Resumo

Esta pesquisa investigou uma prática de formação docente inicial em oficinas de ampliação do letramento midiático com 21 estudantes de Pedagogia matriculados em disciplinas na Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Essas disciplinas promoveram a prática com o jogo de cartas Comenius Pocket aplicado em cada disciplina. A participação dos estudantes ocorreu conforme estava previsto na oficina em aula. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi baseada em observação participante das oficinas, analisando os comentários reflexivos realizados em grupo e a avaliação do jogo por meio de um formulário online sobre a experiência. Os critérios avaliados em cada rodada do jogo consideraram o uso das mídias na prática pedagógica como instrumento, como objeto de estudo e como autoria ponderando os objetivos da mídia-educação. Os resultados das oficinas foram positivos tanto nos comentários expressos nas atividades como nas respostas avaliativas sobre a aprendizagem que o jogo trouxe. O texto conclui que oficinas de formação lúdica para as mídias com um jogo de planejamento didático suscitam a reflexão sobre a prática pedagógica e o letramento midiático nos estudantes participantes.

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Biografia do Autor

Edenilton da Silva Muniz, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação vinculado à linha de pesquisa Educação e Comunicação e ao Grupo de Pesquisa Edumídia (CNPq/UFSC). Graduando em Pedagogia (UDESC). Graduado em Educação Física (UNIVALI). Especialista em Docência na Educação Infantil (UFSC). Supervisor escolar da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN). Universidade Aberta do Brasil e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (CED). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias no CNPq.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

MUNIZ, E. da S.; CRUZ, D. M. Formação docente e mídia-educação mediada com utilização do jogo Comenius Pocket. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10815, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10815. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10815. Acesso em: 16 maio. 2024.