Saberes de professores alfabetizadores: princípios e domínios para autoavaliação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10415

Palavras-chave:

Alfabetização, Saberes docentes, Práticas pedagógicas de referência

Resumo

O artigo aborda a relação entre os saberes docentes e os processos de autoavaliação de forma compartilhada. Parte-se do estudo qualitativo, desenvolvido a partir de entrevistas narrativas e encontros dialógicos (Bakhtin, 2010; Bolzan, 2019; Freitas, 2009; Vigotsky, 2021), os quais permitiram identificar as práticas pedagógicas de referência de professoras atuantes no ciclo de alfabetização, bem como reconhecer os princípios e os domínios pedagógicos priorizados pelas professoras ao dinamizarem seu trabalho. Considera-se que os saberes advindos da experiência docente possibilitam a construção de um repertório eficaz de soluções adquiridas durante uma longa prática do ofício (Gauthier et al., 2006; Tardif, 2007), caracterizando práticas de referências das docentes, nas quais se podem evidenciar princípios pedagógicos e domínios de abrangência. Tais dimensões, ao serem discutidas e compartilhadas, revelam-se impulsionadoras da autoavaliação docente (Fernandes, 2008; Morales, 2014), fomentando a reflexão das práticas pedagógicas em curso, favorecendo a transformação e a reelaboração docente.

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Biografia do Autor

Ana Paula Barbosa Colvero, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Pedagogia Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas do 2º grau pela UFSM, Pós-graduação em Psicopedagogia-abordagem clínica/institucional pel UFN e Mestre em políticas públicas pela UFSM. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria.

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado, vinculado a linha de pesquisa Formação e desenvolvimento profissional de professores. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Graduada no curso de Pedagogia pela UFSM, Especialista em Gestão Educacional, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós -Graduação da UFSM.

 

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Publicado

2023-10-01

Como Citar

COLVERO, A. P. B.; POWACZUK, A. C. H. Saberes de professores alfabetizadores: princípios e domínios para autoavaliação docente. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10415, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10415. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10415. Acesso em: 16 maio. 2024.