A formação docente e sua relação com a inserção profissional: Políticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.1031

Palavras-chave:

Trabalho docente. Professor iniciante. Indução profissional. Formação Básica.

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as ações propostas pelo sistema municipal de ensino do Rio de Janeiro, a partir de 2012, voltadas para a inserção profissional de professores e sua contribuição para o trabalho docente no início da carreira.Nesse artigo nosso foco é o curso de “Formação Básica”, oferecido durante o processo de seleção de novos docentes. Como recursos metodológicos, foram utilizados questionário e entrevistas. Foram ouvidos 51 professores, 5 diretoras de escolas e 4 gestoras do nível central. Para a recorremos a autores que discutem a inserção profissional docente, tais como Gatti, Barreto e André (2011); Nóvoa (2007); Dubar (1997); Huberman (2000); Tardif e Raymond (2000); Vaillant e Marcelo (2012). Os principais resultados apontaram para um momento híbrido e um movimento de mudanças no processo de implementação de uma formação docente que se quer afirmar como política de estado.

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Biografia do Autor

Michele Silva de Avelar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Coordenadora Pedagógica no Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia SENAC Rio - FATEC (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Integra o grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente - GEPROD, UFRJ.

Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada do Instituto Nacional de Educação de Surdos. É doutora em Educação pela UNICAMP (2009). Mestre em Ciências da Educação pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1997).Possui graduação em Pedagogia também pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1995). Atualmente realiza estágio pós doutoral na Université Paris-Descartes. Integra o grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente - GEPROD, UFRJ. 

Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada da Faculdade de Educação da UFRJ. É doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), mestre em Educação pela mesma universidade (1996). Realizou estágio pós doutoral (CNPq PDJ) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Possui graduação em Pedagogia. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão e a Formação Docente (GEPROD/UFRJ).

 

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

AVELAR, M. S. de; SILVA, Y. R. de O. C. da; NASCIMENTO, M. das G. C. de A. A formação docente e sua relação com a inserção profissional: Políticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 179–196, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11.1031. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1031. Acesso em: 21 nov. 2024.