O Modelo de Professora Primária na Trajetória Docente de Maria Salete van der Poel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10244

Palavras-chave:

Gênero, Professora Primária, Trajetória Docente, Maria Salete Van Poel

Resumo

Este artigo trata de um estudo sobre o processo de feminização do magistério primário no Brasil, que incorporou na formação docente oriunda da Escola Normal a docência como característica e atribuição do gênero feminino. Dessa forma, esta investigação buscou analisar o modelo de professora idealizado pela Escola Normal nas décadas de 1940 e 1950 por meio da trajetória docente da professora Maria Salete van der Poel, que atuou no Ensino Primário na década de 1950. Metodologicamente, é uma pesquisa documental realizada a partir da legislação educacional e de produções biográficas e (auto)biográficas da professora que foram analisadas e interpretadas à luz do referencial teórico deste estudo. O estudo constatou que Maria Salete van der Poel tinha em sua
trajetória docente no Ensino Primário marcas do modelo de docente idealizado na década de 1950 pela Escola Normal, visto que a professora era mulher, solteira e atuava com os métodos da Escola Nova.

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Biografia do Autor

Luziel Augusto da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação na linha de História da Educação do PPGE da UFPB. Colaborador no grupo
Pedagogia Griô: Cultura, Gênero e Etnias, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa temas na área da História da Profissão Docente; Currículo
e Diversidades; e Educação das Relações Étnico-Raciais.

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Estágio Pós-Doutoral Sênior no Instituto de Educação, na área de História da Educação, na Universidade de Lisboa, no biênio 2015/2016, subsidiado pela fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Professor Associado IV, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação (Centro de Educação).

Ana Paula Romão de Souza Ferreira, Centro de Educação/Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em História, mestra e doutora em Educação. Professora Associada (UFPB). Lider do Grupo "Pedagogia Griô: cultura, gênero e etnias" (CNPq). Pesquisa temas na area de História e memória de mulheres; Educação do/no campo e Relações Étnico-raciais.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

SILVA, L. A. da; COSTA, J. C. de C.; FERREIRA, A. P. R. de S. O Modelo de Professora Primária na Trajetória Docente de Maria Salete van der Poel. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10244, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10244. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10244. Acesso em: 3 out. 2024.