Aprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria Online da UESB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10046

Palavras-chave:

Indução Profissional, Programa de Mentoria, Desenvolvimento Profissional Docente, Aprendizagem da Docência, Pandemia

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o Programa de Mentoria On-line da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Itapetinga, e as contribuições para a formação inicial e continuada de bolsistas da ação de extensão. A pesquisa qualitativa e exploratória abarcou os relatórios finais de três bolsistas do programa como objeto de análise. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo a partir de duas categorias, sendo: perspectivas formativas e construção de saberes. As narrativas revelaram as contribuições desta ação no processo de compreensão da entrada na docência, ainda que as aprendizagens da docência destas bolsistas incluem partilha de saberes sobre o ensinar e como ensinar, empatia com o outro, conhecimento sobre apoio e assessoramento profissional e um novo olhar sobre o processo ensino-aprendizagem, construídas pelas futuras profissionais. Portanto, pensar a profissão docente, seus desafios e dificuldades se configura como indicativos relevantes para esse Programa.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Idêivia Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, Bahia, Brasil. Bolsista de Extensão/UESB.

Mariza Santos da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Ciência Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, Bahia, Brasil. Bolsista de Extensão/UESB.

Beatriz de Carvalho Farias Lima da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Ciência Biológicaspela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, Bahia, Brasil. Bolsista de Extensão/UESB.

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB. 

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

FERREIRA, L. G.; SANTOS, I. S.; SILVA, M. S. da; SILVA, B. de C. F. L. da; FERRAZ, R. D.; FERRAZ, R. de C. S. N. Aprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria Online da UESB. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10046, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10046. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10046. Acesso em: 24 jul. 2024.