Catálogo de publicações de 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i3.4041

Palavras-chave:

Formação de professores

Resumo

O catálogo trata de uma compilação de todos os artigos publicados no ano de 2020, já nas normas da ABNT. Objetiva possibilitar a ampliação da divulgação dos textos publicados na Educação & Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Angelica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus.

Referências

AZIMOVA, A. S. The study of relationship between adolescents’ suicidal behavior and learning achievements. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3291, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3291 Acesso em: 01 set. 2020.

BARRETO, A.; RÊGO, R. Estruturas multiplicativas na form(ação) de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de Fortaleza. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2088, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2088 Acesso em: 01 set. 2020.

BONFIM, P.; OSTETTO, L. Na gestualidade de professoras e bebês, o corpo fala de relações. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1647/2475 Acesso em: 02 maio. 2020.

CAMILLO, J. G. H.; CUEVA, F. E. I.; VARGAS, I. M. Trabajo cooperativo y aprendizaje significativo en matemática en estudiantes universitarios de Lima. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3079, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3079 Acesso em: 01 set. 2020.

CAMPOMAR, G. C.; ZIMMERMAN, M. A.; FULUGONIO, J.; AÑASCO, A. “Vos no… en esa posición, sí o sí, un hombre”: representaciones acerca del género e intervención docente en la formación. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2335/2453 Acesso em: 02 maio. 2020.

CASTRO SILVA, S.; VASCONCELOS, J.; FLORENCIO, L. R. Conexões entre rua e universidade: I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1452/2487 Acesso em: 02 maio. 2020.

CASTRO, H. A criança em tribunal: Entre os espaços e a participação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 41-58, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1940/1900 Acesso em: 02 jan. 2020.

COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2098, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2098 Acesso em: 01 set. 2020.

DALLABRIDA, N.; UNGLAUB, T. R.; COSTA, M. S. Práticas da educadora Olga Bechara nas classes secundárias experimentais de socorro (1959-1962). Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 132-150, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1935 Acesso em: 01 jan. 2020.

DIAS, L.; SEVERO, J. L. O planejamento didático na atuação de pedagogas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em João Pessoa-PB. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571/2479 Acesso em: 02 maio. 2020.

ESFANDIYARI, Y.; NOURABADI, S. Explanation and Analysis of Localization Approaches of Academic Humanities Curriculum From the perspective of Iranian Education. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3349, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3349 Acesso em: 01 set. 2020.

FERNANDES, A. P.; OLIVEIRA, I. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 79-94, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990/1904 Acesso em: 02 jan. 2020.

FREITAS, J. V.; FERREIRA, F. Educomunicação Socioambiental como estratégia pedagógica no Ensino Infantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1449/2462 Acesso em: 02 maio. 2020.

GARCIA, F.; YASUDA, B.; BENE, L. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706/2457 Acesso em: 02 maio. 2020.

GIRARDI, V.; RECHIA, S.; TSCHOKE, A. Acessibilidade formacional: a percepção profissional na inclusão da pessoa com deficiência intelectual no lazer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 95-112, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1180/1906 Acesso em: 02 jan. 2020.

GORBUNOVA, I. B.; PANKOVA, A. A. Teaching Computer Science and Information Technology Studies for Students of Musical and Pedagogical Specialties. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3350, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3350 Acesso em: 01 set. 2020.

GUTIERREZ, L. Education nouvelle et conception chrétienne de l’éducation: contresens, carences doctrinales et adaptations limitées. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 27-40, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2231 Acesso em: 02 jan. 2020.

KONDRASHOVA, L.; KONDRASHOV, M.; CHUVASOVA, N.; KALINICHENKO, N.; DEFORZH, H. Development of Creative Potential of Future Teachers – Strategy for Improving the Quality of Higher Pedagogical Education. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3292, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292 Acesso em: 01 set. 2020.

LIMA, I. S.de; ANDRADE, A.; COSTA, N. M. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: Perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 3-26, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448/1896 Acesso em: 02 jan. 2020.

LOPES, L.; DA SILVA, F.; FERREIRA, A. (Pedagogia da) Convivência e práticas socioeducativas em uma ONG no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo – RJ. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2089/2466 Acesso em: 02 maio. 2020.

MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoría y práctica – Cuestiones imprescindibles a la práctica educativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2807, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807 Acesso em: 01 set. 2020.

MIRANDA, P. R.; AZEVEDO, M. L. N. Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e1421, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1421 Acesso em: 01 set. 2020.

NASCIMENTO, L. C. S.; BEGGIATO, S. M. O. Evasão escolar na graduação em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2080, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2080 Acesso em: 01 set. 2020.

PALMEIRA, A.; SCHURSTER, K. “Educar para alteridade”: o ensino de história da Shoah e o uso dos testemunhos audiovisuais da USC Shoah Foundation. Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 195-214, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1123 Acesso em: 01 jan. 2020.

PENA, Z. El análisis multimodal del anuncio publicitario audiovisual para el aula de Lengua Castellana y Literatura en Educación Secundaria y Bachillerato. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2839, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2839 Acesso em: 01 set. 2020.

PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. F.; DIOGO, A. P. S. Contraposições entre estética e ensino da arte: o caso de ‘A triste história de Eredegalda’. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2996, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2996 Acesso em: 01 set. 2020.

RIVERO, A. G.; RODRÍGUEZ, V. G. La huella de la Real Academia Española en manuales de enseñanza de la lengua para la Educación Secundaria: el caso de la oración. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2891, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2891 Acesso em: 01 set. 2020.

RODRIGUES, R.; COUTO, H. R. Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 113-131, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1439/1908 Acesso em: 02 jan. 2020.

RODRÍGUEZ, N. B.; BUSTOS, L. Notas para problematizar la ética de sí en la educación del cuerpo: la clase de educación física como territorio de disputas de género. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2895/2449 Acesso em: 02 maio. 2020.

SAHUICHENKO, V.; VYACHESLAV, S.; BEZENA, I.; OLHA, P.; OLHA, M. State policy on the formation of students’ civic and social competences in conditions of educational reform. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3080, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3080 Acesso em: 01 set. 2020.
SANTOS, J. M.; SILVA, F.; SILVA, L. Política de educação profissional: o programa Brasil profissionalizado no contexto escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 172-194, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1801/1914 Acesso em: 02 jan. 2020.

SANTOS, S.; SOUSA, J.; FONTES, A. Protagonismo estudantil em feiras de ciências. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2151, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2151 Acesso em: 01 set. 2020.

SANTOS, W.; DANTAS JUNIOR, H.; ZOBOLI, F. Cinema, educação e africanidades: a memória no documentário Caixa d’água qui-lombo é esse?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2508, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2508 Acesso em: 01 set. 2020.

SILVA, I.; DIAS, A.; RIOS, P. Os estudos de gênero na Revista Tempos e Espaços em Educação: uma revisão sistematizada. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2495/2483 Acesso em: 02 maio. 2020.

SILVA, K.; CORRÊA, C. P. Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 59-78, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468/1902 Acesso em: 02 jan. 2020.

SILVA, L. B. M.; ADOMILLI, G. K. Mulheres embarcadas da pesca artesanal: apontamentos sobre educação, saberes e conflitos socioambientais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e1977, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1977 Acesso em: 01 set. 2020.

SILVA, M. L. da; MAIA FILHO, O.; RABELO, J. As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 215-234, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002/1918 Acesso em: 02 jan. 2020.

SILVA, N.; SILVA, J. D.; COSTA, R. O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais: auxílio à adoção de regras essenciais à vida. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1792/2470 Acesso em: 02 maio. 2020.

SOARES, L. DE V.; COLARES, M. L. I. S. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2951, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso em: 01 set. 2020.

SOARES, M. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 151-171, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271/1912 Acesso em: 02 jan. 2020.

SUCUPIRA, T.; GARCÍA DELGADO, F. Reflexões metodológicas sobre a historiografia do movimento estudantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2750/2495 Acesso em: 02 maio. 2020.

SYDORENKO, V.; YERMOLENKO, A.; LUKІIANCHUK, A.; DENYSOVA, A.; HARAGIRLO, V. Platform Profosvita as innovative educational and digital environment for specialists’ professional development. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3397, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3397 Acesso em: 01 set. 2020.

VERAS, K.; FERREIRA, H.; LOURINHO, L. Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa–ação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/898/2491 Acesso em: 02 maio. 2020.

Publicado

2020-09-18

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do. Catálogo de publicações de 2020. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i3.4041. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4041. Acesso em: 7 dez. 2024.