Catálogo de publicações de 2020
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v5i3.4041Palavras-chave:
Formação de professoresResumo
O catálogo trata de uma compilação de todos os artigos publicados no ano de 2020, já nas normas da ABNT. Objetiva possibilitar a ampliação da divulgação dos textos publicados na Educação & Formação.
Downloads
Referências
BARRETO, A.; RÊGO, R. Estruturas multiplicativas na form(ação) de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de Fortaleza. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2088, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2088 Acesso em: 01 set. 2020.
BONFIM, P.; OSTETTO, L. Na gestualidade de professoras e bebês, o corpo fala de relações. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1647/2475 Acesso em: 02 maio. 2020.
CAMILLO, J. G. H.; CUEVA, F. E. I.; VARGAS, I. M. Trabajo cooperativo y aprendizaje significativo en matemática en estudiantes universitarios de Lima. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3079, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3079 Acesso em: 01 set. 2020.
CAMPOMAR, G. C.; ZIMMERMAN, M. A.; FULUGONIO, J.; AÑASCO, A. “Vos no… en esa posición, sí o sí, un hombre”: representaciones acerca del género e intervención docente en la formación. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2335/2453 Acesso em: 02 maio. 2020.
CASTRO SILVA, S.; VASCONCELOS, J.; FLORENCIO, L. R. Conexões entre rua e universidade: I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1452/2487 Acesso em: 02 maio. 2020.
CASTRO, H. A criança em tribunal: Entre os espaços e a participação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 41-58, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1940/1900 Acesso em: 02 jan. 2020.
COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2098, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2098 Acesso em: 01 set. 2020.
DALLABRIDA, N.; UNGLAUB, T. R.; COSTA, M. S. Práticas da educadora Olga Bechara nas classes secundárias experimentais de socorro (1959-1962). Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 132-150, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1935 Acesso em: 01 jan. 2020.
DIAS, L.; SEVERO, J. L. O planejamento didático na atuação de pedagogas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em João Pessoa-PB. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571/2479 Acesso em: 02 maio. 2020.
ESFANDIYARI, Y.; NOURABADI, S. Explanation and Analysis of Localization Approaches of Academic Humanities Curriculum From the perspective of Iranian Education. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3349, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3349 Acesso em: 01 set. 2020.
FERNANDES, A. P.; OLIVEIRA, I. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 79-94, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990/1904 Acesso em: 02 jan. 2020.
FREITAS, J. V.; FERREIRA, F. Educomunicação Socioambiental como estratégia pedagógica no Ensino Infantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1449/2462 Acesso em: 02 maio. 2020.
GARCIA, F.; YASUDA, B.; BENE, L. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706/2457 Acesso em: 02 maio. 2020.
GIRARDI, V.; RECHIA, S.; TSCHOKE, A. Acessibilidade formacional: a percepção profissional na inclusão da pessoa com deficiência intelectual no lazer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 95-112, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1180/1906 Acesso em: 02 jan. 2020.
GORBUNOVA, I. B.; PANKOVA, A. A. Teaching Computer Science and Information Technology Studies for Students of Musical and Pedagogical Specialties. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3350, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3350 Acesso em: 01 set. 2020.
GUTIERREZ, L. Education nouvelle et conception chrétienne de l’éducation: contresens, carences doctrinales et adaptations limitées. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 27-40, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2231 Acesso em: 02 jan. 2020.
KONDRASHOVA, L.; KONDRASHOV, M.; CHUVASOVA, N.; KALINICHENKO, N.; DEFORZH, H. Development of Creative Potential of Future Teachers – Strategy for Improving the Quality of Higher Pedagogical Education. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3292, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292 Acesso em: 01 set. 2020.
LIMA, I. S.de; ANDRADE, A.; COSTA, N. M. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: Perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 3-26, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448/1896 Acesso em: 02 jan. 2020.
LOPES, L.; DA SILVA, F.; FERREIRA, A. (Pedagogia da) Convivência e práticas socioeducativas em uma ONG no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo – RJ. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2089/2466 Acesso em: 02 maio. 2020.
MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoría y práctica – Cuestiones imprescindibles a la práctica educativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2807, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807 Acesso em: 01 set. 2020.
MIRANDA, P. R.; AZEVEDO, M. L. N. Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e1421, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1421 Acesso em: 01 set. 2020.
NASCIMENTO, L. C. S.; BEGGIATO, S. M. O. Evasão escolar na graduação em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2080, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2080 Acesso em: 01 set. 2020.
PALMEIRA, A.; SCHURSTER, K. “Educar para alteridade”: o ensino de história da Shoah e o uso dos testemunhos audiovisuais da USC Shoah Foundation. Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 195-214, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1123 Acesso em: 01 jan. 2020.
PENA, Z. El análisis multimodal del anuncio publicitario audiovisual para el aula de Lengua Castellana y Literatura en Educación Secundaria y Bachillerato. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2839, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2839 Acesso em: 01 set. 2020.
PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. F.; DIOGO, A. P. S. Contraposições entre estética e ensino da arte: o caso de ‘A triste história de Eredegalda’. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2996, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2996 Acesso em: 01 set. 2020.
RIVERO, A. G.; RODRÍGUEZ, V. G. La huella de la Real Academia Española en manuales de enseñanza de la lengua para la Educación Secundaria: el caso de la oración. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2891, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2891 Acesso em: 01 set. 2020.
RODRIGUES, R.; COUTO, H. R. Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 113-131, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1439/1908 Acesso em: 02 jan. 2020.
RODRÍGUEZ, N. B.; BUSTOS, L. Notas para problematizar la ética de sí en la educación del cuerpo: la clase de educación física como territorio de disputas de género. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2895/2449 Acesso em: 02 maio. 2020.
SAHUICHENKO, V.; VYACHESLAV, S.; BEZENA, I.; OLHA, P.; OLHA, M. State policy on the formation of students’ civic and social competences in conditions of educational reform. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3080, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3080 Acesso em: 01 set. 2020.
SANTOS, J. M.; SILVA, F.; SILVA, L. Política de educação profissional: o programa Brasil profissionalizado no contexto escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 172-194, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1801/1914 Acesso em: 02 jan. 2020.
SANTOS, S.; SOUSA, J.; FONTES, A. Protagonismo estudantil em feiras de ciências. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2151, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2151 Acesso em: 01 set. 2020.
SANTOS, W.; DANTAS JUNIOR, H.; ZOBOLI, F. Cinema, educação e africanidades: a memória no documentário Caixa d’água qui-lombo é esse?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2508, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2508 Acesso em: 01 set. 2020.
SILVA, I.; DIAS, A.; RIOS, P. Os estudos de gênero na Revista Tempos e Espaços em Educação: uma revisão sistematizada. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2495/2483 Acesso em: 02 maio. 2020.
SILVA, K.; CORRÊA, C. P. Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 59-78, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468/1902 Acesso em: 02 jan. 2020.
SILVA, L. B. M.; ADOMILLI, G. K. Mulheres embarcadas da pesca artesanal: apontamentos sobre educação, saberes e conflitos socioambientais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e1977, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1977 Acesso em: 01 set. 2020.
SILVA, M. L. da; MAIA FILHO, O.; RABELO, J. As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 215-234, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002/1918 Acesso em: 02 jan. 2020.
SILVA, N.; SILVA, J. D.; COSTA, R. O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais: auxílio à adoção de regras essenciais à vida. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1792/2470 Acesso em: 02 maio. 2020.
SOARES, L. DE V.; COLARES, M. L. I. S. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2951, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso em: 01 set. 2020.
SOARES, M. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 151-171, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271/1912 Acesso em: 02 jan. 2020.
SUCUPIRA, T.; GARCÍA DELGADO, F. Reflexões metodológicas sobre a historiografia do movimento estudantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2750/2495 Acesso em: 02 maio. 2020.
SYDORENKO, V.; YERMOLENKO, A.; LUKІIANCHUK, A.; DENYSOVA, A.; HARAGIRLO, V. Platform Profosvita as innovative educational and digital environment for specialists’ professional development. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3397, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3397 Acesso em: 01 set. 2020.
VERAS, K.; FERREIRA, H.; LOURINHO, L. Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa–ação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, mai./ago., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/898/2491 Acesso em: 02 maio. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karla Angelica Silva do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.