A formação didático-pedagógica dos professores de licenciatura

Autores

Palavras-chave:

Formação didático-pedagógica, Licenciatura, Docência

Resumo

A formação docente deve ser tratada como algo dinâmico e contínuo em que a qualificação desse profissional é essencial para uma educação transformadora. Diante disso, a pesquisa tem como objetivos compreender os limites e as possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura; caracterizar o embasamento teórico e prático que embasa a ação pedagógica de professores universitários nos cursos de licenciatura. O estudo em questão classifica-se, quanto aos objetivos, como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os cursos de licenciatura devem conter disciplinas de práticas de ensino que permitam com que o docente estabeleça uma relação entre a didática, os conhecimentos específicos de seu curso e as disciplinas teóricas que compõem a sua matriz curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Pedagoga. Mestre em educação e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como docente nas áreas de Didática, gestão escolar e Formação docente.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação; Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em cursos de graduação e pós-graduação; coordenador institucional do PIBID; colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE); Líder do EDDocência.

Referências

CAVALCANTE. Maria Marina Dias. Pedagogia Universitária: um Campo de Conhecimento em Construção. Fortaleza: EdUECE, 2014.

FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexibilidade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandr. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez,2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2010.

LUCARELLI, Elisa. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.

MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. GT: Filosofia da Educação, Paraíba, p. 1-17, UFPB, 2013.

MELO, Geovana Ferreira. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 2018.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

Publicado

2022-11-19

Como Citar

Matos, E. O. da F. ., & Martins, E. S. . (2022). A formação didático-pedagógica dos professores de licenciatura. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8761

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)