A formação didático-pedagógica dos professores de licenciatura
Palavras-chave:
Formação didático-pedagógica, Licenciatura, DocênciaResumo
A formação docente deve ser tratada como algo dinâmico e contínuo em que a qualificação desse profissional é essencial para uma educação transformadora. Diante disso, a pesquisa tem como objetivos compreender os limites e as possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura; caracterizar o embasamento teórico e prático que embasa a ação pedagógica de professores universitários nos cursos de licenciatura. O estudo em questão classifica-se, quanto aos objetivos, como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os cursos de licenciatura devem conter disciplinas de práticas de ensino que permitam com que o docente estabeleça uma relação entre a didática, os conhecimentos específicos de seu curso e as disciplinas teóricas que compõem a sua matriz curricular.
Downloads
Referências
CAVALCANTE. Maria Marina Dias. Pedagogia Universitária: um Campo de Conhecimento em Construção. Fortaleza: EdUECE, 2014.
FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexibilidade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandr. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez,2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2010.
LUCARELLI, Elisa. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.
MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. GT: Filosofia da Educação, Paraíba, p. 1-17, UFPB, 2013.
MELO, Geovana Ferreira. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 2018.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Elcimar Simão Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.