As contribuições da Disciplina de Didática para a Formação Docente
Palavras-chave:
Didática, Formação, Docência, DiscentesResumo
A didática é fundamental para o exercício da docência, todavia, muitos professores não possuem sabem ministrar a disciplina de Didática de forma eficaz. Diante disso, surgiu a seguinte problemática: qual a contribuição da disciplina de didática para os discentes? Cujo objetivo geral é: compreender a didática e seu papel na formação dos futuros professores. De forma mais específica: identificar a didática como instrumento da práxis; estabelecer uma relação a formação docente e a didática; e verificar as contribuições da didática na formação dos futuros professores. A pesquisa foi realizada com quatro alunos do curso de Pedagogia que já cursaram a disciplina de didática de uma instituição de nível superior. Os resultados apontaram que apesar dos discentes relacionarem a didática com métodos de ensino, percebem os professores dessa disciplina como aqueles que possuem uma abordagem diferenciada dos demais docentes no que se refere a relação teoria e prática.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CUNHA, M. I. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. P Enciclopédia de pedagogia universitária Porto Alegre: RIES/ INEP, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, joão ferreira, TOSCHI, mirza seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora , 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexibilidade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?. In PIMENTA, Selma Garrido, e GHEDIN, Evandro: Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez Editora. 2012.
LIMA, M. S. Mobilização da práxis pedagógica no estágio com pesquisa. XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Salvador, Bahia, 2018.li
NÓVOA, António. Professores Imagens do futuro presente. EDUCA Lisboa. 2009.
PIMENTA, Selma G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? Ano: 2018. Editora: Cortez.
PIMENTA, Selma G; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2017.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Carlos Henrique de Sousa Barbosa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.