As contribuições da Disciplina de Didática para a Formação Docente

Autores

Palavras-chave:

Didática, Formação, Docência, Discentes

Resumo

A didática é fundamental para o exercício da docência, todavia, muitos professores não possuem sabem ministrar a disciplina de Didática de forma eficaz. Diante disso, surgiu a seguinte problemática: qual a contribuição da disciplina de didática para os discentes? Cujo objetivo geral é: compreender a didática e seu papel na formação dos futuros professores. De forma mais específica: identificar a didática como instrumento da práxis; estabelecer uma relação a formação docente e a didática; e verificar as contribuições da didática na formação dos futuros professores. A pesquisa foi realizada com quatro alunos do curso de Pedagogia que já cursaram a disciplina de didática de uma instituição de nível superior. Os resultados apontaram que apesar dos discentes relacionarem a didática com métodos de ensino, percebem os professores dessa disciplina como aqueles que possuem uma abordagem diferenciada dos demais docentes no que se refere a relação teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, UECE

Pedagoga. Mestre em educação e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. atua como docente nas áreas de Didática, gestão escolar e Formação docente.

Carlos Henrique de Sousa Barbosa, Centro Universitário Ateneu

Formado em Pedagogia pela Uniateneu. Atualmente trabalha como assistente de coordenação pedagógica. Tem experiência com educação com ênfase em coordenação pedagógica.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CUNHA, M. I. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. P Enciclopédia de pedagogia universitária Porto Alegre: RIES/ INEP, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, joão ferreira, TOSCHI, mirza seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora , 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexibilidade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?. In PIMENTA, Selma Garrido, e GHEDIN, Evandro: Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez Editora. 2012.

LIMA, M. S. Mobilização da práxis pedagógica no estágio com pesquisa. XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Salvador, Bahia, 2018.li

NÓVOA, António. Professores Imagens do futuro presente. EDUCA Lisboa. 2009.

PIMENTA, Selma G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? Ano: 2018. Editora: Cortez.

PIMENTA, Selma G; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2017.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Matos, E. O. da F., & Barbosa, C. H. de S. . (2021). As contribuições da Disciplina de Didática para a Formação Docente. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6355