Agenciamentos do quadril e processos criativos em dança: percepção somática de discentes de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14180Palavras-chave:
Educação somática, Dança, QuadrilResumo
O presente estudo traz relações sobre as aulas de dança e o movimento do quadril como estímulos para processos criativos em uma turma do curso de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo foi relatar as percepções somáticas e seus agenciamentos no quadril como dispositivo de processos criativos após uma aula de dança contemporânea. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo com abordagem qualitativa realizada com 20 alunos. A Unidade Temática da área foi Danças, em que foi abordada a aula na modalidade contemporâneo, dividida em 3 momentos e consistia em realizar movimentos de toque corporal no parceiro e movimentos no chão. Para a coleta dos dados, foi utilizado o diário de bordo pessoal realizado pelos participantes do estudo ao término da aula e que foram analisados por análise de conteúdo. O processo de categorização apontou a Somatização Positiva do Quadril como resposta à análise de conteúdo. Assim, observou-se que há uma percepção da movimentação do quadril durante as aulas de dança contemporânea, gerando registros por parte dos alunos quando direcionados, embora seja possível perceber um esquecimento dessa articulação, a depender dos direcionamentos e comandos aplicados pelo professor. A compreensão desse percurso perceptivo do quadril a partir das técnicas somáticas de Laban/Bartenieff, servem como potencializadores para a compreensão do corpo em como acessar esse local específico do quadril através do movimento e da propriocepção. A partir dessa escrita, faz-se necessária a ampliação da pesquisa em outros grupos e com mais amostras, a fim de afirmar se há sim relação entre a ativação do quadril a partir das técnicas somáticas e possíveis ações criativas.
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