Agenciamentos do quadril e processos criativos em dança: percepção somática de discentes de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14180

Palavras-chave:

Educação somática, Dança, Quadril

Resumo

O presente estudo traz relações sobre as aulas de dança e o movimento do quadril como estímulos para processos criativos em uma turma do curso de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo foi relatar as percepções somáticas e seus agenciamentos no quadril como dispositivo de processos criativos após uma aula de dança contemporânea. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo com abordagem qualitativa realizada com 20 alunos. A Unidade Temática da área foi Danças, em que foi abordada a aula na modalidade contemporâneo, dividida em 3 momentos e consistia em realizar movimentos de toque corporal no parceiro e movimentos no chão. Para a coleta dos dados, foi utilizado o diário de bordo pessoal realizado pelos participantes do estudo ao término da aula e que foram analisados por análise de conteúdo. O processo de categorização apontou a Somatização Positiva do Quadril como resposta à análise de conteúdo. Assim, observou-se que há uma percepção da movimentação do quadril durante as aulas de dança contemporânea, gerando registros por parte dos alunos quando direcionados, embora seja possível perceber um esquecimento dessa articulação, a depender dos direcionamentos e comandos aplicados pelo professor. A compreensão desse percurso perceptivo do quadril a partir das técnicas somáticas de Laban/Bartenieff, servem como potencializadores para a compreensão do corpo em como acessar esse local específico do quadril através do movimento e da propriocepção. A partir dessa escrita, faz-se necessária a ampliação da pesquisa em outros grupos e com mais amostras, a fim de afirmar se há sim relação entre a ativação do quadril a partir das técnicas somáticas e possíveis ações criativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jander Teixeira de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Educação Física Licenciatura Plena e graduação em Licenciatura Plena em Dança. Professor Efetivo da Rede Municipal de Fortaleza; Integrante do Grupo de Estudos Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE).

Natali Pereira da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduada em Licenciatura em Educação Física. Pós-graduada em Educação Física Escolar e Psicomotricidade. Mestranda em Aspectos Psicossociais e Motores Relacionados ao Movimento Humano pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Integrante do Grupo de Estudos Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE).

Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduada em Licenciatura em Educação Física. Mestra em Educação Física e Doutora em Ciências da Educação.  Integrante do Grupo de Estudos Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

COHEN, Bonnie B. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body Mind Centering. São Paulo: SESC SP, 2015.

DENYS-STRUYF, G. Cadeias Musculares e Articulares - O Método G.D.S. São Paulo: Summus; 1995.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição – São Paulo: Annablume, 2006.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso. 256p, 2013.

GADELHA, Ana Cristina Primo. Corpografias em dança contemporânea. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4). São Paulo: Atlas, p. 175, 2002.

LEAL, Patricia Garcia. As relações entre a respiração e o movimento expressivo no trabalho de chão da técnica de Martha Graham. Campinas, SP : [s.n.], 2000.

LEAL, Patrícia. Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban. / Patrícia Leal. - São Paulo: Fapesp, Annablume, 2006.

OLIVEIRA, J. J. T de. Processos inventivos na escola: A dança na arte e na educação física. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Universidade Federal do Ceará, Instituto de cultura e Arte, Curso de Dança, Fortaleza, 2021.

OLIVEIRA, J. J. T. de; PEREIRA, A. S. M.; SOUZA, S. T. B. de. Baile y Educación Física: un estudio con profesores de escuelas municipales de Fortaleza-CE. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 28(307), 16-25, 2023. https://doi.org/10.46642/efd.v28i307.7170

PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P. Dança encantada e de resistência: (trans) significações corporais no Torém dos índios Tremembé. Corpoconsciência , Cuiabá-MT,vol. 22, n. 01, p. 120-129, jan./abr., 2018.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 14. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Oliveira, J. J. T. de, Silva, N. P. da, & Pessoa, K. L. E. de C. (2024). Agenciamentos do quadril e processos criativos em dança: percepção somática de discentes de Educação Física. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–15. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14180

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)