PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL

UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT

Autores

  • Suélen Rita Andrade Machado Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0001-9528-7355
  • Antonio Peixoto de Araujo Neto FEITEP - Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Maringá / PR

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i19.2753

Palavras-chave:

História da Matemática; História da Educação Matemática; História na Educação Matemática.

Resumo

O Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC, desde o ano de 1986. Considerado o mais antigo e relevante na área devido a sua abrangência, reúne pesquisadores de diversas especialidades, a fim de discutir temáticas relacionadas a História da Ciência e da Tecnologia. No âmbito desse evento, simpósios acontecem de modo a vincular pesquisadores de áreas comuns, como por exemplo, pesquisadores da área da História da Matemática. Nesse sentido, no presente artigo temos por objetivo analisar os cenários das pesquisas em História da Matemática a partir dos trabalhos publicados nos Anais do 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, ocorrido na cidade Campina Grande – PB, no ano de 2018. Para tanto, identificamos os trabalhos vinculados ao simpósio: A investigação científica em História da Matemática no Brasil e classificamos as pesquisas em conformidade aos campos investigativos História da Matemática, História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. A análise temática dos trabalhos sugere em número, uma tendência para pesquisas que congregam o campo da História da Educação Matemática. Logo, sugere-se que essas pesquisas contribuem para consolidação desse campo de pesquisa no Brasil, assim como os demais trabalhos, que embora em menor número corroboram para o fortalecimento da pesquisa histórica de conceitos e na inserção de aspectos históricos da Matemática em sala de aula. No que concerne a identificação dos trabalhos, verificamos que são produções que contribuem com a constituição e o desenvolvimento histórico da Matemática, considerando os diferentes vieses que assumem dada sua abordagem específica no campo de pesquisa.

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Biografia do Autor

Suélen Rita Andrade Machado, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Campo Mourão, Especialista em Educação no Campo pela Faculdade Eficaz, Mestre e Doutoranda para a Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, professora da Faculdade de Engenharias e Arquiteturas (FEITEP) e integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM/UEM). Se especializando no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Aprendizagem e desenvolvimento nos anos inicias da Educação Básica pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Campo Mourão.Tem experiência na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História Institucional, História Geral da Educação, Currículo, Políticas Educacionais, Saber Profissional, História da Matemática e História na Educação Matemática.

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Publicado

2020-04-11

Como Citar

MACHADO, S. R. A.; ARAUJO NETO, A. P. de. PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 57–73, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v7i19.2753. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2753. Acesso em: 9 out. 2024.

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