UMA HISTÓRIA PARA O INVENTÁRIO ARQUIVÍSTICO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UEM

  • Suélen Rita Andrade Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Lucieli M. Trivizoli Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-3660-6181
Palavras-chave: Preservação Memorística. História da Educação Matemática. História Institucional.

Resumo

Com o objetivo de identificar, organizar e catalogar um número expressivo de documentos que haviam sido localizados durante o desenvolvimento de pesquisas sobre o histórico do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, um grupo de pesquisadores idealizou um processo de agrupamento documental, que compôs o recém constituído inventário arquivístico para o Departamento de Matemática da UEM. Nesse artigo apresentamos uma caracterização histórica desse processo de preservação da memória institucional do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM, a partir da identificação e organização de fontes primárias datadas de 1971 a 1996. Destacamos os procedimentos metodológicos utilizados para a manipulação de fontes arquivísticas bem como os percalços quanto a natureza da preservação documental. Evidenciamos possíveis articulações investigativas entre a História Institucionais de Cursos de Matemática, a História da Matemática e a História da Educação Matemática a partir da preservação física dos arquivos, que possibilita a elaboração de discursos sobre a história, algo possível mediante a análise e interpretação de contextos e situações que estão implícitas nos documentos. Nossas discussões ampliam o espaço de divulgação e o conhecimento advindo dos documentos preservados e oportunizam uma possível história para o recém constituído inventário arquivístico, que carrega consigo momentos históricos que acompanham os primeiros vinte cinco anos de existência do Curso de Matemática da UEM, a partir da bibliografia já publicada acerca de alguns desses documentos. Entendemos que a divulgação deste inventário pode fortalecer o cenário investigativo na construção de conhecimentos históricos pluridisciplinares pelos vieses historiográficos de abrangências diversas, bem como a preservação adequada de documentos públicos, que devem ser acessíveis à sociedade.

Biografia do Autor

Lucieli M. Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), possui mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Rio Claro, ambos sob orientação do Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio. O pós-doutorado (2014-2015) foi realizado na University of California - Berkeley, sob orientação de Prof. Dr. Alan Schoenfeld. Tem interesse na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. É membro afiliada da Sociedade Brasileira de História da Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. 
Publicado
2019-08-31