Corimbo
mulher e educação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3893Palavras-chave:
Instrução, Educação, Imprensa, Feminismo, PositivismoResumo
Este artigo estuda a Mulher e sua Educação através de leitura de Corimbo, jornal que por 60 anos circulou na cidade portuária de Rio Grande, sob propriedade e direção de duas mulheres. O Corimbo disponibilizou aos leitores desde ocorrências triviais a fatos importantes como: abolição, mudança de regime político, guerra civil e guerras mundiais, mão de obra tombada, Feminismo, Positivismo, o binômio Educação & Instrução à luz de conceitos oriundos da França. No Brasil o Positivismo se estendeu ao estado do Rio Grande do Sul e ao Rio de Janeiro militar, na década de 1980 e início da República, sob doutrinamento do positivista radical de Júlio Prates de Castilhos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 06 out. 2020.
BONILHA, Caroline Leal. Corymbo: memória e representação feminina através das páginas de um periódico literário entre 1930 e 1944 no Rio Grande do Sul. UFPEL, 2010).
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 06 out. 2020.
CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 06 out. 2020.
CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 06 out. 2020.
COMTE, Augusto. Catecismo positivista. In Os Pensadores, S. Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 101-302.
COMTE, Augusto. Influência Feminina do Positivismo. Rio de Janeiro: Tipografia do Jornal do Comércio, 1945.
COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 06 out. 2020.
FERREIRA NETO, J.; SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 06 out. 2020.
FIALHO, L.; BRAGA JUNIOR, V. R.; MONTE, R.; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 06 out. 2020.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. A sociedade castilhista e o Corimbo. In: A Era Castilhista. Círculo de Pesquisas Literárias – CIPEL, Porto Alegre: Plátano, 2009, p. 95-104.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. Ana Aurora do Amaral Lisboa. In: Hilda Flores org. Vidas e Costumes. Círculo de Pesquisas Literárias – CIPEL, Porto Alegre: Nova Dimensão, 1994, p.142-154.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. As mulheres porto-alegrenses. In: Porto Alegre em destaque. Org. Beatriz Dornelles. Porto Alegre. EdiPUCRS: 2004, p.127-146.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. Corimbo & instrução. In: Presença Literária/1998. Rev. da Academia Literária Feminina RS. Porto Alegre: Nova Dimensão, 1998, p. 71-78.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. Corimbo e educação. In: RS: Educação e sua história. Círculo de Pesquisas Literárias, CIPEL. Porto Alegre: Plátano, 1998, p. 43-52.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. Corimbo e feminismo. Revista Continente Sul. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro. 1998, p. 245-258.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. Dicionário de Mulheres. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2011.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. O Corimbo ao tempo de Borges. In: A era Borgista. Porto Alegre: Ediplat, 2010, p. 37-44.
FLORES, Hilda Agnes Hübner. Sabino, Ignez. In: Presença Literária/1997. Porto Alegre: Nova Dimensão: 1997, 53-62.
FLORES, Moacyr. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2019.
LINS, Ivan Monteiro de Barros. História do Positivismo no Brasil. Brasília: Ed. do Senado Federal, 2009.
MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 06 out. 2020.
SABINO, Ignez. Mulheres ilustres do Brasil. Florianópolis: Ed. Mulheres, 1996.
SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 06 out. 2020.
SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 06 out. 2020.
SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 06 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Hilda Agnes Hübner Flores (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.