Corimbo

mulher e educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3893

Palabras clave:

Instrução, Educação, Imprensa, Feminismo, Positivismo

Resumen

Este artigo estuda a Mulher e sua Educação através de leitura de Corimbo, jornal que por 60 anos circulou na cidade portuária de Rio Grande, sob propriedade e direção de duas mulheres. O Corimbo disponibilizou aos leitores desde ocorrências triviais a fatos importantes como: abolição, mudança de regime político, guerra civil e guerras mundiais, mão de obra tombada, Feminismo, Positivismo, o binômio Educação & Instrução à luz de conceitos oriundos da França. No Brasil o Positivismo se estendeu ao estado do Rio Grande do Sul e ao Rio de Janeiro militar, na década de 1980 e início da República, sob doutrinamento do positivista radical de Júlio Prates de Castilhos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hilda Agnes Hübner Flores, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Graduada em Filosofia e Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professora aposentada – PUCRS autora de 23 livros publicados nas áreas de pesquisa da História de Gênero e de Estudos Imigratórios. Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul - RS, à Academia Rio-Grandense de Letras, Academia Literária Feminina - RS e ao Círculo de Pesquisas Literárias.

Citas

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 06 out. 2020.

BONILHA, Caroline Leal. Corymbo: memória e representação feminina através das páginas de um periódico literário entre 1930 e 1944 no Rio Grande do Sul. UFPEL, 2010).

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 06 out. 2020.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 06 out. 2020.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 06 out. 2020.

COMTE, Augusto. Catecismo positivista. In Os Pensadores, S. Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 101-302.

COMTE, Augusto. Influência Feminina do Positivismo. Rio de Janeiro: Tipografia do Jornal do Comércio, 1945.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 06 out. 2020.

FERREIRA NETO, J.; SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 06 out. 2020.

FIALHO, L.; BRAGA JUNIOR, V. R.; MONTE, R.; BRANDENBURG, C. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 06 out. 2020.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. A sociedade castilhista e o Corimbo. In: A Era Castilhista. Círculo de Pesquisas Literárias – CIPEL, Porto Alegre: Plátano, 2009, p. 95-104.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. Ana Aurora do Amaral Lisboa. In: Hilda Flores org. Vidas e Costumes. Círculo de Pesquisas Literárias – CIPEL, Porto Alegre: Nova Dimensão, 1994, p.142-154.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. As mulheres porto-alegrenses. In: Porto Alegre em destaque. Org. Beatriz Dornelles. Porto Alegre. EdiPUCRS: 2004, p.127-146.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. Corimbo & instrução. In: Presença Literária/1998. Rev. da Academia Literária Feminina RS. Porto Alegre: Nova Dimensão, 1998, p. 71-78.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. Corimbo e educação. In: RS: Educação e sua história. Círculo de Pesquisas Literárias, CIPEL. Porto Alegre: Plátano, 1998, p. 43-52.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. Corimbo e feminismo. Revista Continente Sul. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro. 1998, p. 245-258.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. Dicionário de Mulheres. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2011.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. O Corimbo ao tempo de Borges. In: A era Borgista. Porto Alegre: Ediplat, 2010, p. 37-44.

FLORES, Hilda Agnes Hübner. Sabino, Ignez. In: Presença Literária/1997. Porto Alegre: Nova Dimensão: 1997, 53-62.

FLORES, Moacyr. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2019.

LINS, Ivan Monteiro de Barros. História do Positivismo no Brasil. Brasília: Ed. do Senado Federal, 2009.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 06 out. 2020.

SABINO, Ignez. Mulheres ilustres do Brasil. Florianópolis: Ed. Mulheres, 1996.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 06 out. 2020.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 06 out. 2020.

Publicado

2020-10-22

Cómo citar

FLORES, H. A. H. Corimbo: mulher e educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313893, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.3893. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3893. Acesso em: 21 nov. 2024.