Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense

práticas educativas, vigilância e transgressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3484

Palavras-chave:

Educação de mulheres, As três Marias, Ceará

Resumo

Objetiva-se analisar e discutir sobre as práticas educativas implementadas no ínterim da escolarização feminina tecida pelo Colégio da Imaculada Conceição, instituição pioneira no que concerne à instrução formal de meninas no Ceará, a partir das experiências tecidas em “As três Marias” (1939), romance de Rachel de Queiroz, escrito com base nas vivências da autora quando estudante do sistema de internato do referido colégio. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo documental e metodologicamente amparado pela análise de conteúdo da obra “As três Marias”, processo que resultou na formulação de três categorias temáticas: 1) Práticas educativas adotadas na instrução feminina; 2) Vigilância e transgressão; e 3) O futuro da mulher educada no internato. Conclui-se que “As três Marias” se constitui em rico insumo para o estudo da História da Educação do Ceará, prioritariamente quando se trata daquela orientada para o público feminino no século XX.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integrande do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Francisca Risolene Fernandes, Prefeitura Municipal de Horizonte, Secretaria de Educação

Servidora pública municipal de Horizonte-CE. Especialista em Alfabetização e Multiletramentos, em Gestão Pedagógica da Escola Básica e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

SOUSA, F. G. A. de; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3484. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 28 mar. 2024.