Values, early childhood education and moral development: teachers’ conceptions
DOI :
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.275Mots-clés :
Valores morais, Educação infantil, ProfessorRésumé
Na sociedade brasileira atual, a moralidade surge como um dos mais relevantes desafios às práticas educacionais. O estudo tem como objetivo compreender como os professores da educação infantil concebem os valores em relação às suas práticas pedagógicas e ao desenvolvimento moral das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se utiliza a entrevista semiestruturada para a produção de informações. Os participantes são oito educadores da educação infantil. Eles atuam numa escola pública situada em Jaguarari, uma pequena cidade da Bahia. Os resultados mostram que os valores aparecem nos discursos e ações dos professores, assim como nas atividades que eles propõem aos alunos, embora tentem esquivar-se da responsabilidade. Os professores são cuidadosos na relação com os alunos, mas esta relação se processa de modo assimétrico e prioriza o dever, o respeito unilateral e a obediência. Isto significa que os professores assumem uma posição adultocêntrica em suas práticas.
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