Conectando-se pelo coração: experiências narradas sobre leitura e escrita em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10382

Palavras-chave:

Narrativas da experiência, Co-formação e autotransformação, Leitura e escrita na pré-escola, Pandemia

Resumo

Este artigo tem por objetivo tecer considerações sobre práticas de leitura e escrita com base no que narram dez professoras da Educação Infantil sobre suas experiências com as crianças em tempos de pandemia. O trabalho adota a perspectiva epistemológica de pesquisa (auto)biográfica em educação, no diálogo com autores que contribuem para problematizar essas narrativas da experiência vivida nos processos de coformação e auto(trans)formação docente. Articulam-se aqui competência técnica e compromisso político, considerados incontornáveis para acompanhar crianças de 4 a 5 anos de idade no processo de apropriação da leitura e da escrita como condição fundante para o exercício da cidadania. Finaliza-se com a defesa de que a reflexão conjunta entre professoras e formadoras sobre experiências, dúvidas, fazeres e deveres inerentes às práticas pedagógicas tem muito a contribuir para a produção do conhecimento científico na pesquisa educacional com base em um saber encarnado.

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Biografia do Autor

Gabriela Loech, Universidade Cidade de São Paulo

Doutoranda pela Universidade Cidade de São Paulo, UNICID (03/2021). Mestre em Educação Profissional pela UNITAU (2020). Supervisora de Ensino na Prefeitura Municipal de Taubaté-SP. Participante dos Grupos de Pesquisa - Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19. Fapesp – Processo 2021/08719-0.

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Cidade de São Paulo

Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Pesquisadora Pq1-D Ed-CNPq. Professora da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPDEd-UFRN). 

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

LOECH, G.; PASSEGGI, M. da C. Conectando-se pelo coração: experiências narradas sobre leitura e escrita em tempos de pandemia. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10382, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10382. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10382. Acesso em: 3 out. 2024.