Formação continuada de professores em educação intercultural: um estudo de caso em antropologia educacional
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10357Palavras-chave:
Educação intercultural, Práticas educativas, Formação continuada de professores, Antropologia educacional, EtnografiaResumo
O multiculturalismo está presente como tema transversal a ser desenvolvido nas escolas do ensino fundamental, conforme disposição da Base Nacional Comum Curricular, seus fundamentos encontrando-se em cartilha sobre Pluralidade Cultural dos Parâmetros Nacionais Curriculares, que orienta que interculturalidade também deve ser praticada no cotidiano escolar, como forma de educação intercultural, promovendo ambiente de tolerância nas escolas. O presente artigo é um estudo de caso em antropologia educacional, pesquisando formação continuada em educação intercultural e conhecimentos antropológicos que dão suporte a esta, de grupo de educadores do 4º ano do ensino fundamental, de escola da rede privada de ensino, do interior do estado de São Paulo. Seu principal procedimento metodológico é a observação participante de grupo de docentes em formação continuada em educação intercultural, constatando seus avanços significativos ao final do processo, principalmente na prática desta modalidade educacional e, secundariamente, no grau de conhecimentos antropológicos.
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