Precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e8658

Palavras-chave:

Universitários, Deficiência Visual, Prática Docente, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo objetiva explicitar os desafios e as barreiras imbricadas na prática docente no tocante à inclusão de universitários com deficiência visual em tempos de pandemia da Covid-19. Seguem os fundamentos da Psicologia Sócio-Histórica e do Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa seis universitários com deficiência visual de cursos de graduação de uma universidade pública do Nordeste do país. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, que foi realizada individualmente pelo Google Meet. Para a análise dos dados, utilizaram-se os núcleos de significação. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento acerca da inclusão da pessoa com deficiência visual, aliada à falta de apropriação das ferramentas digitais e às múltiplas demandas, contribuiu para a prática pedagógica excludente que se pauta num viés ideológico corponormativo. Contudo, considera-se que o ensino remoto potencializou a precarização da prática docente, consequentemente agudizou a exclusão dos universitários com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Maria Quitéria da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Possui Graduação em Educação Física Licenciatura pela UFAL. Membro do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciência do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto. Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação/UFAL. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

SILVA, M. Q. da; FUMES, N. de L. F. Precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e8658, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e8658. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8658. Acesso em: 27 abr. 2024.