O hospital como espaço de atuação para o pedagogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10102

Palavras-chave:

Pedagogia, Atendimento Escolar Hospitalar, Pesquisa com crianças

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a prática do pedagogo inserido no Atendimento Escolar Hospitalar. O Atendimento Escolar Hospitalar constitui um importante apoio pedagógico, mantendo a criança hospitalizada interligadas às suas atividades escolares e, ao mesmo tempo, torna-se um campo potente de atuação profissional do pedagogo. A metodologia da pesquisa apoiou-se em uma pesquisa de campo realizada em um hospital do estado de Santa Catarina, com diversos instrumentos metodológicos de produção de dados, como observações, entrevistas e registros em diário de campo. Por fim, constatou-se que o pedagogo que atua no contexto hospitalar assume um papel de humanizador em sua prática docente, precisando estar articulado com toda a equipe de atendimento da criança hospitalizada.

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Biografia do Autor

Juliana Maria Fischer Rabuske, Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS. Pós graduada em: Educação Infantil e Ludopedagogia; Neuropsicopedagogia Clínica; Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva ambas pela Faculdade Censupeg do Pólo Santa Cruz do Sul/RS. Professora de Educação Infantil no Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida e Monitora de Educação Infantil Prefeitura de Venâncio Aires/RS.

Cláudia Inês Horn, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Pedagoga pela Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS. Mestre em Educação pela Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas; Professora e Coordenadora dos Cursos de Licenciaturas da Univates.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

RABUSKE, J. M. F.; HORN, C. I. O hospital como espaço de atuação para o pedagogo. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10102, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10102. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10102. Acesso em: 27 abr. 2024.