Altas capacidades e as lives do YouTube® no período da pandemia: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10014

Palavras-chave:

Live, Altas capacidades, Formação de professores, Lives no Youtube

Resumo

As lives tornaram-se muito populares no período pandêmico, com numerosos convites para transmissões sobre os mais diversos temas, inclusive, sobre as altas capacidades, fazendo com que o interesse acadêmico se voltasse para esse novo formato de evento. Desse modo, este artigo se propõe a apresentar o que foi transmitido em lives sobre as altas capacidades durante o período da pandemia (2020-2022), no YouTube®, por meio de pesquisa sistemática. Os resultados encontrados foram 22 vídeos relacionados a temas mais introdutórios às altas capacidades e outras abordagens, como a parentalidade; a aceleração; a matemática; as altas capacidades e o autismo; e a sobre--excitabilidade. Conclui-se que, apesar de temas mais introdutórios às altas capacidades terem sido mais incidentes, as lives cumpriram importante papel de informação para docentes e profissionais conhecerem a temática, mesmo que previamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Rodrigues de Souza, Universidad Internacional de La Rioja

Docente na Universidad Internacional de La Rioja (UNIR). Pós Doutora em Psicologia pela Universidad de La Laguna (ULL), Doutora em Psicologia pela ULL e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ana Paula Santos de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), Mestra pelo mesmo programa. Graduada em Psicologia, Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Professora Associada 1, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação Especial  pela mesma universidade. Atua nos cursos de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Educação Especial (PPGEES)

Referências

ABPP NÚCLEO MARANHÃO. Live com Sandreliza Moura sobre altas habilidades ou superdotação. YouTube, 22 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_ngw8ysx5eu&t=66s&ab_channel=abppn%c3%bacleomaranh%c3%a3o. Acesso em: 30 jul. 2022.

AEE INCLUSIVO. Live: Vamos falar sobre altas habilidades? YouTube, 21 out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8-n4btrpvqc&t=181s&ab_channel=AEEInclusivo. Acesso em: 30 jul. 2022.

APAE PARNAÍBA – PI. Live - Palestra: Altas habilidades / superdotação – Prof.ª Dêvia Maria. YouTube, 20 mar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BmdHMaynqCs&t=215s&ab_channel=APAEParna%C3%ADba-PI. Acesso em: 30 jul. 2022.

BÄRTL, M. YouTube channels, uploads and views. Convergence: The Journal of Research into New Media Technologies, [S.l.], v. 1, n. 24, p. 16-32. 2018. DOI

https://doi.org/10.1177/1354856517736979. DOI: https://doi.org/10.1177/1354856517736979

BENITO, Y. M. Superdotación y Asperger. Madrid: EOS, 2009.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 abr. 2013.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1º jun. 2020a.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9, de 9 de julho de 2020. reexame do Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020, que versa sobrea reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 jun. 2020b.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 mar. 2020c.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.

BRASIL. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores de professores em educação básica, em cursos de nível superior. Brasília, DF: MEC, 2000.

CAFÉ INCLUSÃO. Live: mãe de uma criança com altas habilidades/superdotação. YouTube, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W5wTm6Jyu4U&t=154s&ab_channel=Caf%C3%A9Inclus%C3%A3o. Acesso em: 30 jul. 2022.

CASIES MATO GROSSO. CASIES/NAAHS - Live: Altas habilidades/superdotação com a Dra. Angela virgolim. YouTube, 24 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cjmjOIiLH8M&t=5142s&ab_channel=CasiesMatoGrosso. Acesso em: 30 jul. 2022.

CCEDUC WORKSHOP EDUCACIONAL. Live: Superdotação e altas habilidades. YouTube, 7 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SQOnU5DCS3o&t=114s&ab_channel=CCEDUCWorkshopEducacional. Acesso em: 30 jul. 2022.

CEZAR SENA. Live Altas Habilidades) Superdotacao. YouTube, 13 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4XRlSQO3Mhc&t=2s&ab_channel=CezarSena. Acesso em: 30 jul. 2022.

CONGRESSO BRINCAR. Live: Altas Habilidades e Autismo. YouTube, 18 jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YhGrLqcvrRA&ab_channel=CongressoBrincar. Acesso em: 30 jul. 2022.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. v. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.

COUTINHO, C. P.; ALVES, M. Educação e sociedade da aprendizagem: um olhar sobre o potencial educativo da internet. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, Vigo, v. 3, n. 4, p. 206-225, 2010.

DEMARTINI, S. S.; LARA, I. C. M. Teaching mathematics in the pandemic reality: Technological tools used in the final years of elementary school. SciELO Preprints, 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3633/version/3846. Acesso em: 30 jul. 2022.

DOLCEMÁSCOLO, A. Trabajar en plataformas de video: formas de desarrollo y organización de la actividad de productores audiovisuales de YouTube en Argentina. Hallazgos, Bogotá, DF, v. 19, n. 37, p. 1-33, 2022.

DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Revista Científica da Ordem dos Médicos, Lisboa, v. 3, n. 32, p. 227-235, 2019. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923

EETI MONSENHOR HONÓRIO. Live Dia Internacional da Superdotação. YouTube, 10 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OdYiByk4CGQ&t=494s&ab_channel=EETIMonsenhorHon%C3%B3rio. Acesso em: 30 jul. 2022.

ESPICHEI OFICIAL. LIVE - Meu filho tem altas habilidades?. YouTube, 22 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gwCMtjia9EM&t=726s&ab_channel=EspicheiOficia. Acesso em: 30 jul. 2022.

EURYDICE. Unidade Portuguesa. Educação de sobredotados na Europa. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planejamento da Educação, 2008. Disponível em: https://www.edufor.pt/aenelas-pic/imagens/Sobredotados_na_Europa.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

FALANDES, C. G.; RENÓ, D. P. Narrativas inmersivas durante la pandemia de Covid 19: Un análisis de videos 360 grados en YouTube. Revista Panamericana de Comunicación, Cidade do México, DF, v. 4, n. 1, p. 84-97, 2022. DOI: https://doi.org/10.21555/rpc.v4i1.2554

FALAVINA, I. YouTube é a plataforma de mídia social mais popular pelo 2º ano consecutivo. Mundo conectado, 2021. Disponível em: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/18074/youtube-e-a-plataforma-de-midia-social-mais-popular-pelo-2o-ano-consecutivo. Acesso em: 30 nov. 2022.

FCEE. Aceleração Escolar para alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. YouTube, 17 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9LRAEqs_1QM&t=108s&ab_channel=FCEE. Acesso em: 30 jul. 2022.

GRUPO ALGO MAIS & CLÍNICA ALGO MAIS. Live com o tema “Altas habilidades/superdotação”. YouTube, 30 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gRLmWC6OvmI&t=446s&ab_channel=GrupoAlgoMais%26Cl%C3%ADnicaAlgoMais. Acesso em: 30 jul. 2022.

ISMART. Live 17H - Altas Habilidades/Superdotação com Cristina Delou. YouTube, 4 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5AQzF0KM88&t=175s&ab_channel=Ismart. Acesso em: 30 jul. 2022.

LANIUS, M. É hora de desvendar o algoritmo do YouTube. Shopify, 2022. Disponível em: https://www.shopify.com/br/blog/algoritmo-youtube. Acesso em: 30 nov. 2022.

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (CALMA). Educação matemática e altas habilidades/superdotação - live 20/09/2021. YouTube, 20 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l8v3WehVu_0&t=347s&ab_channel=Licenciaturaemmatem%C3%A1tica%28CALMA%29. Acesso em: 30 jul. 2022.

MAINIERI, C. M. P et al. Análise das postagens em torno de surdez e educação realizadas na plataforma Youtube®, durante o período de pandemia decorrente da Covid-19. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 35, p. 1-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X68357

MARCELO GARCIA, C. M. A formação de professores: centro de atenção e pedra-de-toque. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 51-76.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.

MIXPOTENCIAL. IX Live comentada superdotação e altas habilidades no contexto mix potencial 04/11/2020. YouTube, 4 nov. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X7whFOrpVig&t=599s&ab_channel=MixPotencial. Acesso em: 30 jul. 2022.

MOHER, D. et al. The Prisma Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The prisma statement. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 2, n. 24, p. 335-342, 2015. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

NEURODESENVOLVER. Live Altas Habilidades - Convidada Aline Russo. YouTube, 18 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZHjjgkOHxtI&ab_channel=NeuroDesenvolver. Acesso em: 30 jul. 2022.

PERALES, R. G.; GONZÁLEZ, I. C.; MARTÍNEZ, A. C. Alta capacidad y género: La autoestima como factor influyente en las diferencias entre sexos. Contextos Educativos, Logroño, n. 24, 77-93, 2019. DOI: https://doi.org/10.18172/con.3934

PÉREZ, S. G. P. B. Mitos e crenças sobre as pessoas com altas habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 45-59, 2003.

QUIROZ, M. Q. G. Análisis informétrico del metaverso en canales y vídeos hispanoparlantes de YouTube. Podium, Samborondón, n. 41, p. 141-156, 2022. DOI: https://doi.org/10.31095/podium.2022.41.9

RAIS. A sobre-excitabilidade nas altas habilidades/superdotação. YouTube, 3 mar. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mkx1ankiyny&t=59s&ab_channel=rededeatendimentointegralaosuperdotado-rais. Acesso em: 30 jul. 2022.

RANGNI, R. A.; COSTA, M. P. R. Altas habilidades/superdotação: entre termos e linguagens. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 41, p. 467-482, 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X3056

RECH, A. J. D.; NEGRINI, T. Formação de professores e altas habilidades/superdotação: um caminho ainda em construção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 485-498, 2019. DOI https://doi.org/10.25053/10.21723/riaee.v14i2.11080. Acesso em: 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11080

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 1, n. 11, p. 83-89, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SEEC SC. Live de quarentena #3 - Altas Habilidades/Superdotação. YouTube, 5 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1WY8VCfoNvY&ab_channel=SeecSC. Acesso em: 30 jul. 2022.

SIERRA, M. D. V. et al. Emotional intelligence and its relationship with gender, academic performance and intellectual abilities of undergraduates. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 395-412, 2013.

SIMONE NEURO PSICOPEDAGOGA. Live com Susana Pérez sobre altas habilidades/superdotação. YouTube, 25 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tehnkehz0aw&t=3031s&ab_channel=simoneneuropsicopedagoga. Acesso em: 30 jul. 2022.

SOARES, M. P. S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 151-171, 2020. DOI https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271. Acesso em: 11 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271

SOUZA, A. R. Formação de pedagogos para a atuação com pessoas dotadas e talentosas. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

TARDIN, H. P.; ROMERO, L. R. Formação prática na residência pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e7432, 2022. DOI https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7342. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7342. Acesso em: 11 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7342

TODOS APRENDEM - POR PROF. ALINE BERNARDINO. Live - Altas habilidades/superdotação. YouTube, 18 ago. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NQPhczj-jgg&t=3366s&ab_channel=TodosAprendem-PorProf.AlineBernardino. Acesso em: 30 jul. 2022.

UNICAP. Live: VI Seminário Temático sobre Altas Habilidades/Superdotação. YouTube, 31 mar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=95vt9eD2AII&t=361s&ab_channel=Unicap. Acesso em: 30 jul. 2022.

WEBTV IF FARROUPILHA. Live Altas Habilidades/Superdotação - Thamille Pereira dos Santos. YouTube, 20 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NpzLEnvVmH4&t=526s&ab_channel=WebTVIFFarroupilha. Acesso em: 30 jul. 2022.

YOUTUBE AJUDA. Como contamos as métricas de interação. (s/d). Disponível em:

https://support.google.com/youtube/answer/2991785?hl=pt. Acesso em: 30 nov. 2022.

Publicado

2023-07-05

Como Citar

SOUZA, A. R. de; OLIVEIRA, A. P. S. de; RANGNI, R. de A. Altas capacidades e as lives do YouTube® no período da pandemia: uma revisão sistemática. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10014, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10014. Acesso em: 21 nov. 2024.