Altas capacidades e as lives do YouTube® no período da pandemia: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10014Palavras-chave:
Live, Altas capacidades, Formação de professores, Lives no YoutubeResumo
As lives tornaram-se muito populares no período pandêmico, com numerosos convites para transmissões sobre os mais diversos temas, inclusive, sobre as altas capacidades, fazendo com que o interesse acadêmico se voltasse para esse novo formato de evento. Desse modo, este artigo se propõe a apresentar o que foi transmitido em lives sobre as altas capacidades durante o período da pandemia (2020-2022), no YouTube®, por meio de pesquisa sistemática. Os resultados encontrados foram 22 vídeos relacionados a temas mais introdutórios às altas capacidades e outras abordagens, como a parentalidade; a aceleração; a matemática; as altas capacidades e o autismo; e a sobre--excitabilidade. Conclui-se que, apesar de temas mais introdutórios às altas capacidades terem sido mais incidentes, as lives cumpriram importante papel de informação para docentes e profissionais conhecerem a temática, mesmo que previamente.
Downloads
Referências
ABPP NÚCLEO MARANHÃO. Live com Sandreliza Moura sobre altas habilidades ou superdotação. YouTube, 22 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_ngw8ysx5eu&t=66s&ab_channel=abppn%c3%bacleomaranh%c3%a3o. Acesso em: 30 jul. 2022.
AEE INCLUSIVO. Live: Vamos falar sobre altas habilidades? YouTube, 21 out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8-n4btrpvqc&t=181s&ab_channel=AEEInclusivo. Acesso em: 30 jul. 2022.
APAE PARNAÍBA – PI. Live - Palestra: Altas habilidades / superdotação – Prof.ª Dêvia Maria. YouTube, 20 mar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BmdHMaynqCs&t=215s&ab_channel=APAEParna%C3%ADba-PI. Acesso em: 30 jul. 2022.
BÄRTL, M. YouTube channels, uploads and views. Convergence: The Journal of Research into New Media Technologies, [S.l.], v. 1, n. 24, p. 16-32. 2018. DOI
https://doi.org/10.1177/1354856517736979. DOI: https://doi.org/10.1177/1354856517736979
BENITO, Y. M. Superdotación y Asperger. Madrid: EOS, 2009.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 abr. 2013.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1º jun. 2020a.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9, de 9 de julho de 2020. reexame do Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020, que versa sobrea reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 jun. 2020b.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 mar. 2020c.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.
BRASIL. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores de professores em educação básica, em cursos de nível superior. Brasília, DF: MEC, 2000.
CAFÉ INCLUSÃO. Live: mãe de uma criança com altas habilidades/superdotação. YouTube, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W5wTm6Jyu4U&t=154s&ab_channel=Caf%C3%A9Inclus%C3%A3o. Acesso em: 30 jul. 2022.
CASIES MATO GROSSO. CASIES/NAAHS - Live: Altas habilidades/superdotação com a Dra. Angela virgolim. YouTube, 24 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cjmjOIiLH8M&t=5142s&ab_channel=CasiesMatoGrosso. Acesso em: 30 jul. 2022.
CCEDUC WORKSHOP EDUCACIONAL. Live: Superdotação e altas habilidades. YouTube, 7 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SQOnU5DCS3o&t=114s&ab_channel=CCEDUCWorkshopEducacional. Acesso em: 30 jul. 2022.
CEZAR SENA. Live Altas Habilidades) Superdotacao. YouTube, 13 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4XRlSQO3Mhc&t=2s&ab_channel=CezarSena. Acesso em: 30 jul. 2022.
CONGRESSO BRINCAR. Live: Altas Habilidades e Autismo. YouTube, 18 jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YhGrLqcvrRA&ab_channel=CongressoBrincar. Acesso em: 30 jul. 2022.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. v. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
COUTINHO, C. P.; ALVES, M. Educação e sociedade da aprendizagem: um olhar sobre o potencial educativo da internet. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, Vigo, v. 3, n. 4, p. 206-225, 2010.
DEMARTINI, S. S.; LARA, I. C. M. Teaching mathematics in the pandemic reality: Technological tools used in the final years of elementary school. SciELO Preprints, 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3633/version/3846. Acesso em: 30 jul. 2022.
DOLCEMÁSCOLO, A. Trabajar en plataformas de video: formas de desarrollo y organización de la actividad de productores audiovisuales de YouTube en Argentina. Hallazgos, Bogotá, DF, v. 19, n. 37, p. 1-33, 2022.
DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Revista Científica da Ordem dos Médicos, Lisboa, v. 3, n. 32, p. 227-235, 2019. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923
EETI MONSENHOR HONÓRIO. Live Dia Internacional da Superdotação. YouTube, 10 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OdYiByk4CGQ&t=494s&ab_channel=EETIMonsenhorHon%C3%B3rio. Acesso em: 30 jul. 2022.
ESPICHEI OFICIAL. LIVE - Meu filho tem altas habilidades?. YouTube, 22 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gwCMtjia9EM&t=726s&ab_channel=EspicheiOficia. Acesso em: 30 jul. 2022.
EURYDICE. Unidade Portuguesa. Educação de sobredotados na Europa. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planejamento da Educação, 2008. Disponível em: https://www.edufor.pt/aenelas-pic/imagens/Sobredotados_na_Europa.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
FALANDES, C. G.; RENÓ, D. P. Narrativas inmersivas durante la pandemia de Covid 19: Un análisis de videos 360 grados en YouTube. Revista Panamericana de Comunicación, Cidade do México, DF, v. 4, n. 1, p. 84-97, 2022. DOI: https://doi.org/10.21555/rpc.v4i1.2554
FALAVINA, I. YouTube é a plataforma de mídia social mais popular pelo 2º ano consecutivo. Mundo conectado, 2021. Disponível em: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/18074/youtube-e-a-plataforma-de-midia-social-mais-popular-pelo-2o-ano-consecutivo. Acesso em: 30 nov. 2022.
FCEE. Aceleração Escolar para alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. YouTube, 17 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9LRAEqs_1QM&t=108s&ab_channel=FCEE. Acesso em: 30 jul. 2022.
GRUPO ALGO MAIS & CLÍNICA ALGO MAIS. Live com o tema “Altas habilidades/superdotação”. YouTube, 30 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gRLmWC6OvmI&t=446s&ab_channel=GrupoAlgoMais%26Cl%C3%ADnicaAlgoMais. Acesso em: 30 jul. 2022.
ISMART. Live 17H - Altas Habilidades/Superdotação com Cristina Delou. YouTube, 4 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5AQzF0KM88&t=175s&ab_channel=Ismart. Acesso em: 30 jul. 2022.
LANIUS, M. É hora de desvendar o algoritmo do YouTube. Shopify, 2022. Disponível em: https://www.shopify.com/br/blog/algoritmo-youtube. Acesso em: 30 nov. 2022.
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (CALMA). Educação matemática e altas habilidades/superdotação - live 20/09/2021. YouTube, 20 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l8v3WehVu_0&t=347s&ab_channel=Licenciaturaemmatem%C3%A1tica%28CALMA%29. Acesso em: 30 jul. 2022.
MAINIERI, C. M. P et al. Análise das postagens em torno de surdez e educação realizadas na plataforma Youtube®, durante o período de pandemia decorrente da Covid-19. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 35, p. 1-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X68357
MARCELO GARCIA, C. M. A formação de professores: centro de atenção e pedra-de-toque. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 51-76.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
MIXPOTENCIAL. IX Live comentada superdotação e altas habilidades no contexto mix potencial 04/11/2020. YouTube, 4 nov. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X7whFOrpVig&t=599s&ab_channel=MixPotencial. Acesso em: 30 jul. 2022.
MOHER, D. et al. The Prisma Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The prisma statement. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 2, n. 24, p. 335-342, 2015. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017
NEURODESENVOLVER. Live Altas Habilidades - Convidada Aline Russo. YouTube, 18 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZHjjgkOHxtI&ab_channel=NeuroDesenvolver. Acesso em: 30 jul. 2022.
PERALES, R. G.; GONZÁLEZ, I. C.; MARTÍNEZ, A. C. Alta capacidad y género: La autoestima como factor influyente en las diferencias entre sexos. Contextos Educativos, Logroño, n. 24, 77-93, 2019. DOI: https://doi.org/10.18172/con.3934
PÉREZ, S. G. P. B. Mitos e crenças sobre as pessoas com altas habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 45-59, 2003.
QUIROZ, M. Q. G. Análisis informétrico del metaverso en canales y vídeos hispanoparlantes de YouTube. Podium, Samborondón, n. 41, p. 141-156, 2022. DOI: https://doi.org/10.31095/podium.2022.41.9
RAIS. A sobre-excitabilidade nas altas habilidades/superdotação. YouTube, 3 mar. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mkx1ankiyny&t=59s&ab_channel=rededeatendimentointegralaosuperdotado-rais. Acesso em: 30 jul. 2022.
RANGNI, R. A.; COSTA, M. P. R. Altas habilidades/superdotação: entre termos e linguagens. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 41, p. 467-482, 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X3056
RECH, A. J. D.; NEGRINI, T. Formação de professores e altas habilidades/superdotação: um caminho ainda em construção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 485-498, 2019. DOI https://doi.org/10.25053/10.21723/riaee.v14i2.11080. Acesso em: 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11080
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 1, n. 11, p. 83-89, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
SEEC SC. Live de quarentena #3 - Altas Habilidades/Superdotação. YouTube, 5 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1WY8VCfoNvY&ab_channel=SeecSC. Acesso em: 30 jul. 2022.
SIERRA, M. D. V. et al. Emotional intelligence and its relationship with gender, academic performance and intellectual abilities of undergraduates. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 395-412, 2013.
SIMONE NEURO PSICOPEDAGOGA. Live com Susana Pérez sobre altas habilidades/superdotação. YouTube, 25 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tehnkehz0aw&t=3031s&ab_channel=simoneneuropsicopedagoga. Acesso em: 30 jul. 2022.
SOARES, M. P. S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 151-171, 2020. DOI https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271. Acesso em: 11 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271
SOUZA, A. R. Formação de pedagogos para a atuação com pessoas dotadas e talentosas. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
TARDIN, H. P.; ROMERO, L. R. Formação prática na residência pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e7432, 2022. DOI https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7342. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7342. Acesso em: 11 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7342
TODOS APRENDEM - POR PROF. ALINE BERNARDINO. Live - Altas habilidades/superdotação. YouTube, 18 ago. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NQPhczj-jgg&t=3366s&ab_channel=TodosAprendem-PorProf.AlineBernardino. Acesso em: 30 jul. 2022.
UNICAP. Live: VI Seminário Temático sobre Altas Habilidades/Superdotação. YouTube, 31 mar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=95vt9eD2AII&t=361s&ab_channel=Unicap. Acesso em: 30 jul. 2022.
WEBTV IF FARROUPILHA. Live Altas Habilidades/Superdotação - Thamille Pereira dos Santos. YouTube, 20 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NpzLEnvVmH4&t=526s&ab_channel=WebTVIFFarroupilha. Acesso em: 30 jul. 2022.
YOUTUBE AJUDA. Como contamos as métricas de interação. (s/d). Disponível em:
https://support.google.com/youtube/answer/2991785?hl=pt. Acesso em: 30 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula Santos de Oliveira, Amanda Rodrigues de Souza, Rosemeire de Araújo Rangni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.