Prácticas delaeducadoraOlga Bechara en las Clases Secundarias Experimentales de Socorro (1959-1962)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1935

Palabras clave:

Renovación de la educación matemática, Olga Bechara, Classes de Socorro, Sociograma

Resumen

Este artículo pretende analizar las prácticas del educador Olga Bechara, en las clases experimentales secundarias del Instituto Narciso Pieroni, ubicadas en la ciudad de Socorro (SP), de 1959 a 1962. En esta experiencia educativa, Olga Bechara ha ejercido la función de docente de la disciplina de las Matemáticas y auxiliar de Orientación Pedagógica. Como profesor de matemáticas usó métodos dinámicos, y probó prácticas innovadoras en la enseñanza de la disciplina. En la función de auxiliar de Orientación Pedagógica, fue responsable de aplicar la técnica de sociograma a las clases de grados secundarios experimentales. Para analizar la experiencia de Olga Bechara en las clases experimentales de Socorro, se utilizaron los supuestos teóricos y metodológicos de la historia oral, así como estudios sobre la memoria.

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Biografía del autor/a

Norberto Dallabrida, Universidad do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Alcalá de Henares (2013) e atuou como professor visitante na Université Paris Nanterre (2019). Atualmente é professor concursado (efetivo) e pesquisador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do CNPq. É professor de História da Educação no Curso de Pedagogia a Distância e docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UDESC e líder do grupo de pesquisa.

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora concursada (efetivo) pesquisadora e extensionista na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ministra as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado e História da Educação no Curso de Pedagogia a Distância e atua no Mestrado Profissional em Gestão da Informação, na linha pesquisa de Informação Memória e Sociedade do Programa de Pós-Graduação da UDESC.

Michelli da Silva Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Atuou ainda como Bolsista de Extensão no Projeto Jornada Ensino Médio em Santa Catarina, coordenado pelo Prof. Dr. Norberto Dallabrida. Atualmente, está matriculada como aluna em disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2019-12-09

Cómo citar

DALLABRIDA, N.; UNGLAUB, T. R. da R.; COSTA, M. da S. Prácticas delaeducadoraOlga Bechara en las Clases Secundarias Experimentales de Socorro (1959-1962). Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 132–150, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1935. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1935. Acesso em: 18 sep. 2024.