Evasão na EJA
um desafio histórico
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.990Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Evasão, Educação, Práticas PedagógicasResumo
Este artigo objetiva analisar quais possíveis fatores estão contribuindo para a evasão da Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Estadual no município de Santa Maria do Pará. Busca-se responder: quais os possíveis fatores que contribuem para a evasão da EJA na escola Estadual de Santa Maria do Pará? Os resultados foram: ausência de um Currículo que leve em consideração a especificidade do público da EJA; falta de segurança no ambiente de ensino e em sua localidade; falta de projetos que sirvam como atrativo para os discentes; professores mais comprometidos com a educação; há maior matrícula do público feminino; entre outros.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. O direito do trabalhador à educação. In: GOMES, C. M. et al. (Org.). Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2002. p. 75-92.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 6/2010. Reexame do Parecer CNE/CEB, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 abr. 2010.
BRASIL. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: introdução. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2002.
FERNANDES, A. P. C. S.; GONÇALVES, T. G. Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: e a formação para os professores? In: RESENDE DA COSTA, M. P. (Org.). Educação especial: sugestões de recursos para os ambientes educacionais inclusivos. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 29-50.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. Educação de adultos como direito humano. São Paulo: Paulo Freire, 2009.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
LARA, P. J. Educação de Jovens e Adultos: perspectivas e evasão no município de Cáceres-MT. 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
MACHADO, M. M. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília, DF: Secadi: Unesco, 2008.
MACHADO, M. M. Processos de formação de educadores de jovens e adultos: os desafios políticos e pedagógicos da formação de educadores de EJA no Brasil. In: DALBEN, Â. I. L. F. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 100-121.
NOGUEIRA, A. A. S. Educação de Jovens e Adultos na cidade de Natal: uma reflexão sobre insucesso e sucesso. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
ROCHA, W. M. Educação de Jovens e Adultos e a evasão escolar: o caso do Instituto Federal do Ceará, campus de Fortaleza. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
SANTA MARIA DO PARÁ. Projeto Político-Pedagógico. 2012.
SANTOS, V. P. Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre trajetórias escolares interrompidas. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo, Moderna, 2014.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília, DF: Sesi/Unesco, 1999.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília, DF: Unesco, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Iranildo da Silva Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.