Coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.924

Palavras-chave:

Educação, Educação Ambiental, Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa aplicada com vistas à Educação Ambiental com alunos de uma escola pública no Rio de Janeiro. Para verificar a mobilização dos alunos e o conhecimento sobre o tema, foi proposto a eles que separassem determinados materiais descartados em sua residência, trazendo-os para a escola por um período determinado. Foram instaladas caixas coletoras no pátio da escola, para que os alunos depositassem os resíduos solicitados. A partir dessa ação se iniciou um processo de Educação Ambiental, por meio de oficinas e com material didático confeccionado para este fim. A metodologia adotada no trabalho buscou contemplar diferentes disciplinas, de modo a conscientizar e formar novos hábitos nos alunos sobre resíduos sólidos residenciais no pós-consumo, mas também em um momento anterior, que é o de consumo consciente.

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Biografia do Autor

Danielle de Souza Reis, Centro Universitário Augusto Motta

Docente da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Servidora do Colégio Pedro II.

Katia Eliane Santos Avelar, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Atualmente é coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Maria Geralda de Miranda, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, onde também e professora titular.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

FRIEDE, R.; REIS, D. de S.; AVELAR, K. E. S.; MIRANDA, M. G. de. Coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 117–141, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11.924. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/924. Acesso em: 22 dez. 2024.