ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO SOCIAL LOCAL:

o caso da aquisição de gêneros da agricultura familiar

Palavras-chave: Alimentação escolar. Agricultura familiar. Desenvolvimento econômico e social local. Logística de alimentos. Interdisciplinaridade.

Resumo

Estudo sobre o fornecimento de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Objetiva-se analisar a relação entre a logística empregada pelos agricultores familiares e o propósito do PNAE de desenvolvimento econômico e social local. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com agricultores familiares que fornecem gêneros alimentícios para o PNAE e observações de suas práticas, no âmbito de municípios do Ceará. As bases teóricas da pesquisa foram estudos sobre logística, a história e os fundamentos legais do PNAE. Os resultados permitem afirmar que a logística de fornecimento, os aspectos burocráticos e o planejamento inadequado dos agricultores diminuem a participação esperada dessa categoria de produtores como fornecedores da alimentação escolar dentro do percentual mínimo obrigatório e das condições exigidas por lei. Portanto, o propósito do PNAE de contribuir para o desenvolvimento econômico e social local não se realiza de forma plena.

Publicado
2019-05-01
Como Citar
Gomes, L., & Bezerra, J. (2019). ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO SOCIAL LOCAL:. Educação & Formação, 4(11 mai/ago), 97-116. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.899