Liberdade, igualdade e democracia: o ideário republicano e a educação das mulheres no início do século XX no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.861

Palavras-chave:

Mulheres, Liberalismo, Educação, Primeira República

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da influência dos ideais liberais na educação das mulheres no contexto da Primeira República brasileira (1889-1930). A pesquisa, de caráter bibliográfica, fundamenta-se em livros, artigos e publicações científicas que apresentam reflexões diante do tema proposto neste estudo. A discussão aqui apresentada prioriza a relação da educação com os fatores econômicos, políticos e sociais, já que se compreende que o objeto de pesquisa não pode ser entendido como uma situação isolada. Constatou-se que os ideais liberais influenciaram o discurso de que a educação seria para todos, entretanto, a entrada das mulheres nesse campo, se deu de forma lenta e distinta. A República não visava a emancipação econômica, política e nem o pleno desenvolvimento feminino.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

OLIVEIRA, L. L. de; MARTINIAK, V. L. Liberdade, igualdade e democracia: o ideário republicano e a educação das mulheres no início do século XX no Brasil. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 9, p. 159–176, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i9.861. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/861. Acesso em: 22 dez. 2024.