O projeto “Escola sem partido” e o ensino de história no Brasil

inquietações do tempo presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.860

Palavras-chave:

Escola sem Partido, História do Tempo Presente, Ditadura Militar, Ensino de História

Resumo

Neste artigo procura-se analisar por que as propostas do programa “Escola sem Partido” são frutos da conjuntura política acirrada pela ascensão de ideias fundamentalistas e conservadoras, fenômeno presente na disputa presidencial em 2014, intensificando-se, através das mídias e redes sociais virtuais. O objetivo é apontar inconsistências teóricas e inconstitucionalidades das concepções que fundamentam o programa “Escola sem Partido”, alertando o risco que representa para a proposta de uma educação democrática voltada ao exercício da cidadania. A análise tem como elementos norteadores a concepção de História do tempo presente e História Pública, o trabalho docente centrado em coletividades humanas, a categoria saber escolar e o campo do ensino de história, fundamentadas metodologicamente em revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que a proposta de lei investigada, retoma princípios educacionais dos tempos da Ditadura Militar, propondo uma postura de vigilância em escolas, professores, currículos e materiais didáticos determinando os limites de atuação docente.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

ARAÚJO, F. M. L.; PINHEIRO, F. F. de A.; DE SOUSA, J. S. O projeto “Escola sem partido” e o ensino de história no Brasil: inquietações do tempo presente. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 9, p. 141–158, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i9.860. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/860. Acesso em: 21 nov. 2024.