Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.857

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Linguagem, sequência didática

Resumo

Este trabalho resulta de experiência em que, a partir da leitura do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, na educação profissionalizante integrada ao ensino médio,buscou-se viabilizar a enunciação de discursos e potencializar outros usos sociais da linguagem, ampliando os espaços de aprendizagem. Para tanto, elegeu-se a Sequência Didática (SD), conforme propõem Dolz e Schneuwly (2004) para debater sobre o enredo do conto, a narrativa, impressões pessoais e valores morais, como forma de colaborar na formação humanística de cada discente, e como mote para a produção do gênero textual resenha crítica. Os alunos dos primeiros anos do ensino médio tiveram acesso ao texto e iniciaram um debate que se seguiu com mais intensidade via grupo de leitura, criado no Facebook para essa finalidade. Observou-seintensa participação e envolvimento dos alunos nesse tipo de atividade, uma vez que ela assegura espaços de participação ativa, dando voz aos alunos, além de oportunizar, posteriormente, discussões coletivas em sala de aula.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

FERREIRA, E. M. de O.; MUNIZ, D. M. S.; OLIVEIRA JÚNIOR, O. B. Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 9, p. 71–87, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i9.857. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857. Acesso em: 28 mar. 2024.