A produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema
DOI :
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.852Mots-clés :
Gênero, Mulher, EducaçãoRésumé
O objetivo do presente estudo é problematizar os discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal” no filme Ela (Her). A produçãoapresenta o drama vivido por Theodore, um homem cuja rotina se divide entre trabalho, lembranças de seu casamento, incursões na internet e encontros com seus poucos amigos. Theodore adquire em seus computadores um Sistema Operacional de Inteligência Artificial, que é capaz de interagir com o usuário por meio da fala e da compreensãode sentimentos diversos. Assim, ele conhece Samantha, ou seja, uma voz feminina capaz de interagir com o usuário. Partindo disto, no texto é problematizada a produção e reprodução de discursos relacionados ao perfil da “mulher ideal”, tomando como pressupostos teóricos os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista e suas ressonâncias no campo da Educação.Para a problematização dos discursos a respeito da mulher ideal representado apresentada na figura de Samantha, foram utilizadas as ferramentas foucaultianas de análise discursiva. Destaca-se que, apesar de o filme nos mostrar promessas relacionadas ao uso da tecnologia, como forma de contornar a solidão é na significação de uma postura de mulher atenciosa e compreensiva que a trama educasobre a “melhor” maneira de ser mulher. A relevância do tema centra-se na necessidade de colocar em discussão as características fixas, inferiorizantes e excludentes que delineiam a feminilidade ideal, sobretudo em um contexto social e político no qual estas discussões correm o risco de serem silenciadas.
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