Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.850Palavras-chave:
Pesquisa, Campo de investigação, Políticas EducacionaiResumo
O presente estudo é resultadode uma investigação bibliográfica de cunho analítico sobre a constituição do campo de pesquisa em educação e da sua derivação à linha de pesquisa em políticas educacionais. Para tal, primeiramente expomos algumas considerações sobre a constituição do campo de pesquisa em educação a partir dos achados de André (2001), Bourdieu (1996), Charlot (2006), Tello (2013) e Gatti (2002). Em seguida, contextualizamos a linha de pesquisa Politicas Educacionais a partir, sobretudo, das definições de Stephen Ball (2006). Trataremos, em especial, das definições teóricas e metodológicas, bem como de alguns elementos epistemológicos e de ordem pragmática, como recortes temporais e localização da pesquisa. Por fim, apresentamos algumas considerações finais iniciais sobre os requisitos básicos para a realização de boas pesquisas nessa linha investigativa e, a partir delas, a possibilidade de qualificação das políticas de estado para a educação.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
AZEVEDO, S. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, O.A. et al.(Org.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: Fase, 2003.p. 38-44.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BALL, S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 10-32, 2006.
BARCELLOS, J. Políticas educacionais como campo de saber: a apresentação do problema. Disponível em: <http://302284.vilabol.uol.com.br/aulaum.htm>.Acesso em: 30 jan.2011.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R.(Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D’água, 2003. p. 122-155.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.-C.; PASSERON, J.-C. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
BRASIL. Lei n.11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos –Prouni, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 jan. 2005.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, 2006.
FONSECA,D.M. A pedagogia científica de Bachelard: uma reflexão a favor da qualidade da prática e da pesquisa docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 361-370, 2008.
GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002.
GATTI, B. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 13-34, 2012.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
SANTOS, A.L.F.; AZEVEDO, J.M. L.A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-605, 2009.
SILVEIRA, D.T.;CÓRDOVA, F.P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T.(Org.).Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.p. 31-42.
SOUZA, P.R. A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, 2014.
TEDESCO, J.C. Tendências atuais das reformas educacionais. In: DELORS, J. (Org.).A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.p. 59-65.
TELLO, C. Apresentação. In: TELLO, C.(Coord.). Epistemologías de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013.p.11-20.
THIRY-CHERQUES, H. R. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 27-55, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fávero
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.