Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.850

Palavras-chave:

Pesquisa, Campo de investigação, Políticas Educacionai

Resumo

O presente estudo é resultadode uma investigação bibliográfica de cunho analítico sobre a constituição do campo de pesquisa em educação e da sua derivação à linha de pesquisa em políticas educacionais. Para tal, primeiramente expomos algumas considerações sobre a constituição do campo de pesquisa em educação a partir dos achados de André (2001), Bourdieu (1996), Charlot (2006), Tello (2013) e Gatti (2002). Em seguida, contextualizamos a linha de pesquisa Politicas Educacionais a partir, sobretudo, das definições de Stephen Ball (2006). Trataremos, em especial, das definições teóricas e metodológicas, bem como de alguns elementos epistemológicos e de ordem pragmática, como recortes temporais e localização da pesquisa. Por fim, apresentamos algumas considerações finais iniciais sobre os requisitos básicos para a realização de boas pesquisas nessa linha investigativa e, a partir delas, a possibilidade de qualificação das políticas de estado para a educação.

 

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Biografia do Autor

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação pela UPF.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior(Gepes), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior(Giepes), com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutor em Educação pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam).Atualmente é professor titular III e pesquisador da UPF.É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes), vinculado àUPF,no qual coordena os projetos de pesquisa “Interdisciplinaridade, Docência Universitária e PolíticasEducacionais”e “Políticas para o Ensino de Filosofia”.

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Publicado

2019-01-09

Como Citar

CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 148–163, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.850. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850. Acesso em: 20 abr. 2024.