Multiculturalismo e educação multicultural: O debate sobre as políticas de identidade na sociedade americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.847

Palavras-chave:

Multiculturalismo. Educação multicultural. Diversidade. Identidade cultural.

Resumo

O artigo apresenta um panorama bibliográfico em torno do multiculturalismo e da educação multicultural na sociedade americana. Objetiva ampliar o entendimento acerca das controvérsias que envolvem as identidades culturais na atualidade. Inicialmente, descreve a luta dos afro-americanos por uma educação que prime pelo reconhecimento e valorização de sua história e identidade cultural. Mostra como essa luta contribuiu para a emergência do movimento dos direitos civis americanos e repercussões na atualidade. Os estudos de James A. Banks constituem as referências mais utilizadas nessa primeira parte. O segundo momento do texto é voltado para o debate teórico sobre os direitos coletivos das minorias nas sociedades ocidentais democráticas. A obra de Will Kymlicka, Multicultural Citizenship, é o principal fundamento desse tópico. Na conclusão, o artigo evidencia a atualidade do debate do multiculturalismo e o papel da educação multicultural para a construção de uma sociedade e escola mais inclusivas.

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Publicado

2019-01-09

Como Citar

ABU-EL-HAJ, M. F. Multiculturalismo e educação multicultural: O debate sobre as políticas de identidade na sociedade americana. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 195–213, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.847. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847. Acesso em: 21 nov. 2024.